Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Alexandra Bensussam - Telemar

A Telemar é o resultado da privatização de dezesseis operadoras do antigo sistema Telebrás, que vinham de processos completamente diferentes, dezesseis culturas e valores absolutamente diferentes. Daí o grande desafio para a Telemar, enquanto uma nova organização. O desafio em consolidar tudo em uma nova e única cultura, e diferente em tudo que tinha sido encontrado nas dezesseis anteriores. A Universidade Telemar era um sonho que partiu da área de Recursos Humanos, traduzido na construção de um modelo de Universidade Corporativa. Esse modelo era a forma de se conseguir fazer com que todos os 40 mil funcionários na época se sentissem parte integrante e participativa dessa nova organização:


Fases:

  • Maio de 1999 - Pré-projeto da Unite (Universidade Telemar).

  • Junho a Outubro - Visitas de Benchmark, no Brasil e no exterior.

  • Dezembro - Apresentação do projeto à Diretoria.

  • Abril - Entrega da Unite para todos os 40 mil funcionários.

O e-learning é uma parte deste modelo da Universidade Corporativa.
U-learning (Unite learning) - Visão 2003.
"Ser a primeira opção de autodesenvolvimento dos Colaboradores Telemar integrados ao nosso Sistema de Conhecimento através do acesso direto de suas residências".

Como chegaram lá:

  • Fortalecendo nossa cultura (do e-learning) e gerando orgulho para quem trabalha na Telemar. As pessoas entenderam o modelo, como diferencial competitivo para cada um e para organização como um todo. O autodesenvolvimento seria através de um portal do conhecimento e teriam uma série de outras metodologias que completariam essa. Dessa forma consolidaram o e-learning na companhia, entendendo o processo.
  • Retendo os melhores profissionais, descobrindo os talentos e as competências internas.
  • Treinando colaboradores, levando-os, a pensar e agir como "donos do negócio".
  • Estimulando, valorizando e disseminando o conhecimento gerado na organização.
  • Desenvolvendo em todos os colaboradores a visão sistêmica da organização, formando nossa massa crítica.

Dificuldades superadas:

  • Criar a cultura do e-learning. (quebra do paradigma)
  • Diversidade cultural. (respeito às individualidades)
  • Número de colaboradores (32.000)
  • Dispersão geográfica (64% território nacional)
  • Sensibilização dos gestores. (trabalhar a liderança para comprarem a idéia).

Fatores críticos de sucesso:

  • Entendimento do próprio negócio.
  • Desenvolvimento da cultura do e-Learning.
  • Comprometimento da alta Direção.
  • Informação X Conhecimento.
  • Mix metodologias.

Resultados (até março 2002)

  • Hits de acesso: 57.944.264
  • Número de pessoas que já iniciaram cursos na Unite: 11.395
  • Número de pessoas que já concluíram cursos na Unite: 8.122.
  • Número de pessoas cadastradas na Unite: 36.743.
  • Número de pessoas que têm pontos acumulados no CLIC: 35.512. (CLIC programa de milhagem - estímulos)
  • Quantidade de pontos distribuídos no CLIC: 8.036.790.

Mais do que os números, o reconhecimento e a percepção dos funcionários que se sentem orgulhosos e levantam a bandeira da Unite é o resultado qualitativo desse trabalho de dois anos.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Ana Rosa Bonilauri - Embratel
Evaldo José Bazeggio - Caixa Econômica Federal
Nivaldo Marcusso - Fundação Bradesco
Renata Elgarten - Souza Cruz
 
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