Nossa
empresa tem passado por um crescimento muito rápido,
devido a isso tivemos de estabelecer algumas metas
e prioridades que abarcavam uma nova arquitetura de
aprendizagem. Por sermos uma empresa muito descentralizada,
planejamos ter uma única plataforma comum de
aprendizagem na qual pudéssemos aproveitar os
sistemas que já tínhamos antes. Também
precisávamos identificar formas para lidar com
as mudanças crescentes que estavam acontecendo
na empresa e muita comunicação de informação
e novos conhecimentos que os funcionários precisariam
ter, o que consideramos uma prioridade para nossos
negócios.
A partir da perspectiva do e-learning sabíamos que para sermos
bem sucedidos teríamos de alinhar nossos esforços com negócios-chave.
Então nos concentramos em algumas áreas: implementação
de softwares e treinamento com base na experiência do cliente para
nossas lojas de varejo. Também reinventamos nossa nova experiência
de orientação tática. Tudo isso para que todos os
funcionários espalhados ao redor do país ouvissem as mesmas
mensagens no mesmo local.
Ao definirmos nossas prioridades-chave, também conversamos com
nossos executivos internos e lhes perguntamos o que era mais importante
para eles em termos de qualquer iniciativa de e-learning ou arquitetura
de aprendizagem que iríamos construir para nosso negócio.
Um outro aspecto foi quanto à velocidade de implementação,
o que fez surgir perguntas do tipo:
- Com
que velocidade conseguirei fazer com que as pessoas
se agilizem?
- Como
posso fazer isso funcionar?
- Como
posso saber quem de fato completou o treinamento
e quem ainda não o fez?
- Como
manter um controle de quem está freqüentando
as sessões on-line e do local onde os funcionários
estão realizando essas sessões?
Um
outro ganho observado e que chamou grandemente a atenção
de nossos executivos, foi a oportunidade de reutilização
do conteúdo através de múltiplas
funções.
Também queriam saber a eficácia da adoção
do e-Learning:
- O
quanto os funcionários iriam gostar deste
tipo de aprendizagem?
- Entenderiam
o que teriam de fazer como resultado da aprendizagem?
- Podem
desempenhar o que é necessário para
o sucesso de seu trabalho?
Na verdade são as mesmas perguntas feitas sobre o ensino tradicional.
Não achamos que os resultados tenham sido muito diferentes do
modelo de ensino de sala-de-aula e do modelo instrucional.
As
soluções que pudemos encontrar para nossa
empresa têm três desdobramentos. O Docent
Enterprise foi o primeiro a ser incluído em
nosso negócio e foi a ferramenta de sistema
de gerenciamento de aprendizagem disponibilizada para
nossos funcionários. O segundo que tem sido
muito bem sucedido é o Centra 1 e as ferramentas "e-needing".
Fizemos a integração com os aplicativos
Docent e Centra para acesso dos funcionários
a conferências ou simpósios. As sessões
Centra agora caminham lado a lado com as aulas instrucionais
bem como com as aulas on-line.
Outra medida foi posicionar "e-needing" como uma ferramenta
de colaboração self-service para que os funcionários
pudessem prestar colaboração imediata.
Uma terceira parte da solução em termos de aplicativos
tem a ver com ferramentas analíticas, permitindo registro e medida
mais acurados dos aplicativos Docent e Centra.
Em termos de benefícios para os negócios pudemos perceber
alguns imediatos tais como: retorno financeiro, economia de gastos em
viagens, maior uniformidade de comunicação e envolvimento
de todos os funcionários da empresa.
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