Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Raimundo Ramos - Brasil Telecom

Raimundo Ramos, responsável pela parte de Educação Corporativa na Brasil Telecom, iniciou sua apresentação falando da introdução do e-Learning na empresa há um ano e meio.

Vários fatores influenciaram a implementação do e-Learning:

  • Grande dispersão geográfica, do Acre ao Rio Grande do Sul, além de problemas de fuso horário e locomoção dos colaboradores. O e-Learning facilitou a distância e a locomoção dos colaboradores.
  • Como empresa de telecomunicações, necessita acompanhar as evoluções tecnológicas e estar sempre atualizada em termos de serviço e produto.
  • Desenvolvimento de competências organizacionais. O e-Learning, segundo ele, estaria ajudando muito atingir este objetivo.
  • Otimização de recursos. (gastos com pessoas, transportes, viagens, etc).
  • Rápido ciclo de informações sobre novos produtos e serviços. A força de vendas tem que ser extremamente ágil. O e-Learning está ajudando muito neste sentido.
  • Alto índice de deslocamento de funcionários.
  • Diferencial competitivo da Brasil Telecom perante os outros competidores do mercado.

Premissas para o EAD na Brasil Telecom:

  • Tecnologia associada ao conhecimento.
  • O aluno é o centro do processo. No e-Learning, a infra-estrutura, conteúdo e serviços voltados para o aluno.
  • Questões pedagógicas: colaborador, simulação, especialização, interação.
  • Exemplos de modelos tecnológicos: Centra, Viewlet builder, Windows Media, LMS.


Fatores de sucesso para o e-Learning:

  • Avaliar a sua necessidade.
  • Visitar organizações para trocar experiências.
  • Tecnologia da informação mais recursos humanos.
  • A cultura operacional.
  • A turma piloto.
  • Envolvimento dos líderes é de fundamental importância.

Cinco pontos importantes para a implementação do projeto:

  • Pense grande no seu projeto.
  • Comece pequeno.
  • Implemente rápido.
  • Colha resultados.
  • Cresça rápido após implementação.

Quanto à aplicabilidade dos conteúdos:

  • Pode-se desenvolver dentro da própria organização, mas não é o foco da Brasil Telecom, daí a necessidade de parcerias.
  • "Educação" é o nome do programa na Brasil Telecom.
  • Tecnologia da informação, o time envolvido o tempo todo. O cliente poderá disponibilizar o conteúdo no "Data Center".
  • Formaram facilitadores e tiveram uma economia de R$ 200.000,00.

Resultados:

  • Disseminação da cultura.
  • Conhecimento ao alcance do colaborador.
  • Colaborador faz no horário que desejar e não se ausenta do trabalho.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Beatriz Scavazza - Fundação Vanzolini
Beto do Valle - Tigre
Luciana Biscaia - HSBC
Marco Antonio Vilela - Martins
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®