A ENAP (Escola
Nacional de Administração Pública) é vinculada
ao Ministério de Planejamento Orçamento
e Gestão, porém oferece seu trabalho para
outros ministérios e para o mercado.
A finalidade da ENAP é a
busca e difusão de conhecimento de tecnologia
gerencial. A ENAP tem uma linha
de Educação continuada, tem uma linha
de formação de carreiras e linha de
pesquisas e publicações.
A ENAP trabalha
pelo desenvolvimento e capacitação
dos dirigentes, gerentes e servidores na busca de
tornar o Serviço Público mais ágil
e eficiente, e voltado para o cidadão.
Dentro deste contexto de Governo
o desenvolvimento de um curso visa a melhoria das
Instituições Públicas, de torna-las
competitivas (Ex. ENAP) e justificar sua existência.
A Administração
Pública deve ser focada em resultados, não
em processos. Incentivar as avaliações
permanentes das instituições e dos
servidores, incentivar a formação de
parcerias, ter eficiência (fazer mais com menos),
e um gerenciamento público com ferramentas
e valores - esses são alguns dos objetivos
da atuação da ENAP.
A capacitação profissional
tem que trabalhar em qualquer modalidade com os três
saberes: saber do conhecer, saber fazer e saber ser,
então tanto nas aulas presenciais como nas
aulas à distância se mantêm essas
competências: conhecimento, habilidade e atitude.
Os resultados atingidos pela ENAP em
2001:
- Meta: 300 gerentes
estratégicos; realizou: 447.
- Grau de satisfação
dos alunos clientes - meta: 80% de Bom e Ótimo;
atingiu: 88,6%.
- Índice
de número de servidores em projeto de desenvolvimento
gerencial - meta: 25 mil; atingiu: 45 mil.
A ENAP tem
sede em Brasília, que possui 45 mil servidores.
O Rio de Janeiro possui aproximadamente 100 mil servidores
públicos e os outros Estados de 15 a 30 mil;
a dispersão é grande e é preciso
atingir todos esses servidores. O treinamento tem
sido feito mais em Brasília e esse é um
dos desafios que direcionou a ENAP para
o Ensino à distância. 45% dos treinandos
da ENAP são de Brasília
tendo em vista a proximidade. Então como capacitar
servidores públicos que atuam fora do Distrito
Federal e como atingir os níveis mais estratégicos?
Em Setembro de
2001 a ENAP iniciou o seu processo
de criação de uma área de E-learning
que se chamou de "E-cursos".
Com orçamento
reduzido foi possível comprar os serviços
do E-learning. Hoje há quatro E-cursos disponíveis
na ENAP:
- Análise
e melhoria de processos
- Mobilização
de equipes
- Elaboração
de indicadores de desempenho institucional
- Canal 4
O curso "Análise
e melhoria de processos" foi estruturado com
sete módulos. O aluno acessava através
do login e da senha. O curso contou com assistência
forte de tutores, que buscavam orientar e interagir
com os treinandos.
Para esse primeiro
curso foram inscritas 469 pessoas. O curso foi realizado
de 1 a 20 de Dezembro (período não
muito adequado):
Houve 33% de certificados
(o treinando que viu todo o conteúdo, fez
todos os exercícios obrigatórios e
fez o teste final e foi aprovado).
15,4% de concluintes
(aqueles que viram todo o conteúdo, fizeram
os exercícios, mas não fizeram ou não
passaram no teste final).
16% de concluintes
que viram de 60 a 90% do curso.
Custo: esse curso
presencial para 25 pessoas custa R$ 8.750,00, que
dá um custo unitário de R$ 350,00 -
quando se inclui o deslocamento dessas pessoas (passagem
e estadia) o custo se eleva para R$ 1.620,00 (vale
lembrar que 60% dos treinandos são de outros
Estados). Total do curso: R$ 41.000,00.
O curso à distância,
considerando 157 concluintes, teve custo total (tutoria,
desenvolvimento, etc.) de R$ 22.000,00, ou seja,
R$ 142,00 por treinando (o curso presencial é doze
vezes mais caro).
|