Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Tecnologia
Maria Beatriz - PUC Minas
A professora Maria Beatriz Gonçalves descreve a experiência vivida pela Universidade PUC MINAS que conta com 45.000 alunos, vários Campus distribuídos pelo Estado, cerca de 4.600 colaboradores entre eles l600 professores.

Características do ensino à distância:

Flexibilidade: possibilita ao aluno que tem problemas na sua aprendizagem estabelecer seu próprio ritmo; aqueles que não conseguem desenvolver o ritmo médio de estudo encontram no Ensino à distância um instrumento de inclusão social. Outra questão: o tempo. O fato de ter mais ou menos tempo não impede as pessoas de fazerem um curso. Há a flexibilidade de aumentar o ritmo nos fins de semana, trabalhar de madrugada ou tirar férias para fazer um curso inteiro; esta flexibilidade é indispensável ao mundo de hoje e atende às necessidades individuais do aluno, e é muito importante no Ensino à distância. É claro que essa flexibilidade não é ilimitada. Há uma certa disciplina que deve ser imposta ao aluno: há limites, há prazos, há cronogramas a serem seguidos.

Escala: o Ensino à distância é um ensino moldado para larga escala. Pode-se ter uma turma de 30 alunos, de l800 alunos ou de l0.000 alunos - o trabalho é
Praticamente o mesmo. Não implica em construção de sala, de investimento em infra-estrutura pesada, ocupação de espaço etc.

Amplitude: A PUC MINAS possui alunos de especialização no interior do Amazonas, do Acre, do Tocantins - a distância não é problema. E há alunos na própria Belo Horizonte que optam fazer os cursos pelo computador. Essa amplitude é muito útil no Ensino à distância - pode-se atender qualquer pessoa
Em qualquer lugar.

Acessibilidade: O Ensino à distância é um instrumento potente de democratização do conhecimento de qualidade. Todo bom profissional, esteja onde estiver, precisa de atualização de conhecimento e estas informações podem chegar até ele de qualquer ponto da Terra, rapidamente, encurtando distâncias, garantindo acessibilidade absoluta de conhecimento a um custo muito inferior ao ensino presencial.

É POSSÍVEL FAZER ENSINO À DISTÂNCIA COM QUALIDADE?

Sim, mas é fundamental apresentar "Conteúdo de qualidade".
O Ensino à distância não pode ser improvisado, ele tem que ser integralmente planejado antes de ser iniciado.

O desenvolvimento dos conteúdos deve ser feito por instituições ou profissionais com experiência na área de Ensino para maior eficiência.

Deve-se selecionar os instrumentos didáticos e tecnológicos, e de preferência utilizar um MIX de mídia. Quando se misturam os diversos recursos (CD room, internet, material gráfico, televisão) dá-se mais oportunidade ao aluno e atende-se melhor as suas necessidades.

Utilização de uma nova lógica da linguagem: a Educação é uma comunicação, porém a linguagem intermediada por uma tecnologia qualquer é muito diferente da linguagem utilizada no Ensino presencial, cabe pois uma revisão e uma adaptação da mesma. A linguagem usada no Ensino tradicional não funciona no Ensino à distância.

Suporte tutorial permanente: no Ensino à distância o aluno assume a aprendizagem; ele não tem os parâmetros tradicionais de sala de aula (horário, local, etc..) e ele tende a se sentir só. Ele precisa, então, ser disciplinado e precisa saber que do outro lado do computador há alguém - e é o tutor, que
Faz o papel permanente de interlocutor do aluno. Este suporte é também indispensável para prevenir a evasão do aluno.

Avaliação: como no Ensino presencial a avaliação dever ser feita no final do processo de aprendizagem.

Problemas e dificuldades da Educação à distância: Esse processo exige muito do aluno, ele precisa ter disciplina, autonomia, e ele precisa estudar mais; exige também muito do professor. Exige re-escritura do processo pedagógico, não se pode simplesmente "transpor" o conteúdo tradicional.

Outra exigência, e talvez a principal e muito difícil é a mudança cultural.
O Ensino à distância não é facilitário - as pessoas precisam de tempo para estudar e se dedicar ao curso.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Mauricio Muniz de Carvalho - ENAP
Paulo Lima - Galderma Brasil
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®