A
professora Maria Beatriz Gonçalves descreve
a experiência vivida pela Universidade PUC MINAS que
conta com 45.000 alunos, vários Campus distribuídos
pelo Estado, cerca de 4.600 colaboradores entre eles
l600 professores.
Características
do ensino à distância:
Flexibilidade:
possibilita ao aluno que tem problemas na sua aprendizagem
estabelecer seu próprio ritmo; aqueles que
não conseguem desenvolver o ritmo médio
de estudo encontram no Ensino à distância
um instrumento de inclusão social. Outra questão:
o tempo. O fato de ter mais ou menos tempo não
impede as pessoas de fazerem um curso. Há a
flexibilidade de aumentar o ritmo nos fins de semana,
trabalhar de madrugada ou tirar férias para
fazer um curso inteiro; esta flexibilidade é indispensável
ao mundo de hoje e atende às necessidades
individuais do aluno, e é muito importante
no Ensino à distância. É claro
que essa flexibilidade não é ilimitada.
Há uma certa disciplina que deve ser imposta
ao aluno: há limites, há prazos, há cronogramas
a serem seguidos.
Escala: o
Ensino à distância é um ensino
moldado para larga escala. Pode-se ter uma turma
de 30 alunos, de l800 alunos ou de l0.000 alunos
- o trabalho é
Praticamente o mesmo. Não implica em construção
de sala, de investimento em infra-estrutura pesada, ocupação
de espaço etc.
Amplitude: A
PUC MINAS possui alunos de especialização
no interior do Amazonas, do Acre, do Tocantins -
a distância não é problema. E
há alunos na própria Belo Horizonte
que optam fazer os cursos pelo computador. Essa amplitude é muito útil
no Ensino à distância - pode-se atender
qualquer pessoa
Em qualquer lugar.
Acessibilidade: O Ensino à distância é um
instrumento potente de democratização do conhecimento de
qualidade. Todo bom profissional, esteja onde estiver, precisa de atualização
de conhecimento e estas informações podem chegar até ele
de qualquer ponto da Terra, rapidamente, encurtando distâncias,
garantindo acessibilidade absoluta de conhecimento a um custo muito inferior
ao ensino presencial.
É POSSÍVEL
FAZER ENSINO À DISTÂNCIA COM QUALIDADE?
Sim,
mas é fundamental apresentar "Conteúdo
de qualidade".
O Ensino à distância não pode ser improvisado, ele
tem que ser integralmente planejado antes de ser iniciado.
O
desenvolvimento dos conteúdos deve ser feito
por instituições ou profissionais com
experiência na área de Ensino para maior
eficiência.
Deve-se
selecionar os instrumentos didáticos e tecnológicos,
e de preferência utilizar um MIX de mídia.
Quando se misturam os diversos recursos (CD room,
internet, material gráfico, televisão)
dá-se mais oportunidade ao aluno e atende-se
melhor as suas necessidades.
Utilização
de uma nova lógica da linguagem: a Educação é uma
comunicação, porém a linguagem
intermediada por uma tecnologia qualquer é muito
diferente da linguagem utilizada no Ensino presencial,
cabe pois uma revisão e uma adaptação
da mesma. A linguagem usada no Ensino tradicional
não funciona no Ensino à distância.
Suporte
tutorial permanente: no Ensino à distância
o aluno assume a aprendizagem; ele não tem
os parâmetros tradicionais de sala de aula
(horário, local, etc..) e ele tende a se sentir
só. Ele precisa, então, ser disciplinado
e precisa saber que do outro lado do computador há alguém
- e é o tutor, que
Faz o papel permanente de interlocutor do aluno. Este suporte é também
indispensável para prevenir a evasão do aluno.
Avaliação: como
no Ensino presencial a avaliação dever
ser feita no final do processo de aprendizagem.
Problemas
e dificuldades da Educação à distância:
Esse processo exige muito do aluno, ele precisa ter
disciplina, autonomia, e ele precisa estudar mais;
exige também muito do professor. Exige re-escritura
do processo pedagógico, não se pode
simplesmente "transpor" o conteúdo
tradicional.
Outra exigência, e talvez a principal e muito difícil é a
mudança cultural.
O Ensino à distância não é facilitário
- as pessoas precisam de tempo para estudar e se dedicar ao curso.
|