Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Conteúdo:
Marco Antonio K. Ficatti - Banco Real
O Banco Real dispõe de 215 estações de auto desenvolvimento, exclusivas para treinamento, instaladas em centros regionais.
Cada estação é um canal de treinamento que é gerenciado por um "padrinho", que, além de zelar pelas boas condições da estação, agendar treinamentos, convoca funcionários para participar dos treinamentos.

Para a efetivação do treinamento, utiliza-se tanto de sistemas presenciais, quanto de virtuais, com o uso de CDRooms desenvolvidos pelas estações. As respostas, ou sejam, as avaliações de reação são obtidas através de relatórios ou de disquetes que os alunos entregam para as estações.
A meta é de 50% para o desenvolvimento de treinamento virtual pois os gastos com montagem das 215 estações foi muito pequeno, comparados ao que se gasta com treinamentos presenciais e a tendência agora é que se gaste cada vez menos , com o uso do e-Learning.

Após as apresentações dos três palestrantes, iniciou-se um debate em que um congressista perguntou quais dificuldades os palestrantes tiveram nesta transição, em metodologia, por exemplo, da aula presencial para a interativa, tanto em CD quanto via Internet.
Na opinião de Solange Fleury, o importante é que se entenda o negócio da empresa-cliente e qual ênfase deva dar no negócio para obter os resultados desejados com determinado programa.

Em seguida Solange expôs um exemplo de um programa constituído de módulos. Tela por tela, a composição de cada passo, acessos, caminhos foram explicados, tanto quanto a maneira de utilização, como os objetivos de cada estratégia .
No geral, objetiva-se a construção de projetos com maior número de informações possíveis a serem repassados aos seus alunos, com opções em CDRooms e retornos em forma de Fóruns assíncronos, pesquisas, avaliações presenciais, relatórios, etc.

O Palestrante Juliano Cardoso, da Bureau Veritas colocou o site da Bureau Veritas à disposição daqueles que tiverem dúvidas e explicou que, neste site há uma área de e-learning em que aparecem os cursos em Português. Cada curso tem uma simulação que, com certeza, mostra a solução tecnológica aplicada ao conteúdo.

Uma congressista pergunta ao palestrante Juliano Cardoso , da Bureau Veritas que tipo de exercício ou atividade ele propõe, dentro do e-learning para que seja efetivamente aproveitado ou construído e que tipo de aferição é feito.
Respondendo à questão, Juliano Cardoso explica que, independente de que forma é desenvolvido o projeto ( se terceirizado, se desenvolvido internamente ou misto ), há de se levar em conta a metodologia do e-learning, ou seja: Primeiramente uma aula presencial, um design instrucional e um storyboard para cada conteúdo desenvolvido.
A aferição pode ser feita de infinitas maneiras, quer seja em exercícios de múltipla escolha, falso ou verdadeiro, cruzadinhas , vídeos de cada módulo, um consultor para cada conteúdo, com áudio em todos os módulos, estudos de casos que pode ser enviado para um tutor, via assíncrono ou não.
Por outro lado, uma interação deverá ser feita constantemente em forma de fóruns assíncronos, chats com tutores com especializações , presencialmente , e-mails, enfim de várias maneiras, sempre objetivando a efetivação deste conhecimento que é passado via e-Learning.

Um congressista perguntou aos palestrantes como eles lidavam com os problemas de direitos autorais. Juliano Cardoso e Solange Fleyre responderam que não têm tido problemas com relação a direitos autorais pois o conteúdo é desenvolvido pelos professores contratados pelas empresas e tudo é remunerado. Por outro lado, mesmo não existindo uma legislação muito clara neste aspecto, sempre que se utilizou alguma produção ou texto que necessite de pagamento de direitos autorais, isto é feito normalmente.

A pergunta seguinte foi com relação à necessidade que as empresas sentiram quanto a formação da cultura virtual dentre seus funcionários, na transição da formação presencial à formação virtual.
O Banco Real sentiu esta necessidade, mas o Banco teve sucesso neste ponto, pois a interação com o sistema multimídia foi efetuada sem muita dificuldade, apesar de a rede ser muito grande e atingir regiões com dificuldade, em função da distância.

A última pergunta foi com relação à avaliação. A dúvida é sobre o tipo de avaliação pode ser feita.
Solange Freyre colocou o seu sistema de avaliação, que são divididos em dois tipos, ou seja, a avaliação durante o processo de aprendizado, através de atividades, jogos, fóruns, exercícios de múltipla escolha, falso e verdadeiro, etc; e a avaliação final que deverá ser uma prova escrita contendo questões referentes a todos os contextos estudados e a aplicação destes conhecimentos. Ainda, leva-se em conta a participação individual e em grupo.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Angela Fleury - Fundação Dom Cabral
Juliano Cardoso - Bureau Veritas
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®