O
Banco Real dispõe de 215 estações
de auto desenvolvimento, exclusivas para treinamento,
instaladas em centros regionais.
Cada estação é um canal de treinamento que é gerenciado
por um "padrinho", que, além de zelar pelas boas condições
da estação, agendar treinamentos, convoca funcionários
para participar dos treinamentos.
Para a efetivação do treinamento, utiliza-se tanto de sistemas
presenciais, quanto de virtuais, com o uso de CDRooms desenvolvidos pelas
estações. As respostas, ou sejam, as avaliações
de reação são obtidas através de relatórios
ou de disquetes que os alunos entregam para as estações.
A meta é de 50% para o desenvolvimento de treinamento virtual pois
os gastos com montagem das 215 estações foi muito pequeno,
comparados ao que se gasta com treinamentos presenciais e a tendência
agora é que se gaste cada vez menos , com o uso do e-Learning.
Após as apresentações dos três palestrantes,
iniciou-se um debate em que um congressista perguntou quais dificuldades
os palestrantes tiveram nesta transição, em metodologia,
por exemplo, da aula presencial para a interativa, tanto em CD quanto via
Internet.
Na opinião de Solange Fleury, o importante é que se entenda
o negócio da empresa-cliente e qual ênfase deva dar no negócio
para obter os resultados desejados com determinado programa.
Em seguida Solange expôs um exemplo de um programa constituído
de módulos. Tela por tela, a composição de cada passo,
acessos, caminhos foram explicados, tanto quanto a maneira de utilização,
como os objetivos de cada estratégia .
No geral, objetiva-se a construção de projetos com maior
número de informações possíveis a serem repassados
aos seus alunos, com opções em CDRooms e retornos em forma
de Fóruns assíncronos, pesquisas, avaliações
presenciais, relatórios, etc.
O Palestrante Juliano Cardoso, da Bureau Veritas colocou o site da Bureau
Veritas à disposição daqueles que tiverem dúvidas
e explicou que, neste site há uma área de e-learning em que
aparecem os cursos em Português. Cada curso tem uma simulação
que, com certeza, mostra a solução tecnológica aplicada
ao conteúdo.
Uma
congressista pergunta ao palestrante Juliano Cardoso
, da Bureau Veritas que tipo de exercício
ou atividade ele propõe, dentro do e-learning
para que seja efetivamente aproveitado ou construído
e que tipo de aferição é feito.
Respondendo à questão, Juliano Cardoso explica que, independente
de que forma é desenvolvido o projeto ( se terceirizado, se desenvolvido
internamente ou misto ), há de se levar em conta a metodologia
do e-learning, ou seja: Primeiramente uma aula presencial, um design
instrucional e um storyboard para cada conteúdo desenvolvido.
A aferição pode ser feita de infinitas maneiras, quer seja
em exercícios de múltipla escolha, falso ou verdadeiro,
cruzadinhas , vídeos de cada módulo, um consultor para
cada conteúdo, com áudio em todos os módulos, estudos
de casos que pode ser enviado para um tutor, via assíncrono ou
não.
Por outro lado, uma interação deverá ser feita constantemente
em forma de fóruns assíncronos, chats com tutores com especializações
, presencialmente , e-mails, enfim de várias maneiras, sempre
objetivando a efetivação deste conhecimento que é passado
via e-Learning.
Um
congressista perguntou aos palestrantes como eles
lidavam com os problemas de direitos autorais. Juliano
Cardoso e Solange Fleyre responderam que não
têm tido problemas com relação
a direitos autorais pois o conteúdo é desenvolvido
pelos professores contratados pelas empresas e tudo é remunerado.
Por outro lado, mesmo não existindo uma legislação
muito clara neste aspecto, sempre que se utilizou
alguma produção ou texto que necessite
de pagamento de direitos autorais, isto é feito
normalmente.
A
pergunta seguinte foi com relação à necessidade
que as empresas sentiram quanto a formação
da cultura virtual dentre seus funcionários,
na transição da formação
presencial à formação virtual.
O Banco Real sentiu esta necessidade, mas o Banco teve sucesso neste
ponto, pois a interação com o sistema multimídia
foi efetuada sem muita dificuldade, apesar de a rede ser muito grande
e atingir regiões com dificuldade, em função da
distância.
A última
pergunta foi com relação à avaliação.
A dúvida é sobre o tipo de avaliação
pode ser feita.
Solange Freyre colocou o seu sistema de avaliação, que
são divididos em dois tipos, ou seja, a avaliação
durante o processo de aprendizado, através de atividades, jogos,
fóruns, exercícios de múltipla escolha, falso e
verdadeiro, etc; e a avaliação final que deverá ser
uma prova escrita contendo questões referentes a todos os contextos
estudados e a aplicação destes conhecimentos. Ainda, leva-se
em conta a participação individual e em grupo.
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