Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Luciana Biscaia - HSBC

No HSBC, o e-Learning veio para agregar, pois continuam usando nos treinamentos, mídias tradicionais como impressos, vídeos, CD Roms, tudo produzido por eles. Com relação aos canais de distribuição, apresenta-se da seguinte forma: a Matriz, onde trabalham 5.000 funcionários, possui uma intranet potente, onde o e-Learning pode ser facilmente implantado.


As agências têm bandas de 9.600, é pouco para distribuir treinamento via rede. Para os funcionários da Matriz há bibliotecas multimídia, nos centros administrativos, onde se tem internet, os materiais de ensino produzidos, etc. Nas agências foram criadas estações de autodesenvolvimento que são mini bibliotecas.

Há ainda dois outros canais de distribuição ligados ao e-Learning:

  • Na matriz, Portal Treinet. (cursos de prateleira, cursos gerenciais de Harvard, títulos de habilidade gerencial, cursos da Smart Force e dois títulos próprios).
  • Nas agências, Unidades Móveis de Autodesenvolvimento, através de um computador que gira nas Agências, devido a não possibilidade de se distribuir via rede. Dentro do notebook, há um sistema de tracking simplificado, que informa quem entrou no curso, a nota que tirou no teste, a pesquisa de satisfação. Essas unidades giram durante três meses em cada região. Depois do giro voltam para a Matriz, e é só nesse momento que se tiram os dados do tracking.


Até 2001, quando o e-Learning foi implantado, eles tinham a informação, mas só coletavam os dados três meses depois. Coletadas as informações, estas vão para o currículo do funcionário e este recebe um selo de certificação.

A estréia do e-Learning, no HSBC, em 2001, se dá levado ao objetivo de negócio.A área de varejo do HSBC desenvolveu um sistema, CRM, e precisava treinar 5000 gerentes, para usar este software. Perceberam que iria demorar muito para fazer isso presencialmente. Era a oportunidade esperada de apoio, para entrar com a tecnologia nas agências.

Com o e-Learning, houve uma redução de custo, o virtual era de imediato. Para solucionar o problema da rede, usa-se um formato misto. CD Rom instalado na agência, e roda em rede local. O funcionário acessa a intranet e faz o curso. As informações deste funcionário sobem e vão para o servidor de treinamento, e lá, à noite os dados são atualizados.

Só imagem e texto. Não há som. Para desenvolver o curso, optaram pela terceirização. Acham que há dificuldade em desenvolver conteúdo. Antes de o funcionário fazer o curso, existe um teste de noções básicas do uso do computador. Trabalhou-se com a área de marketing, anunciando o novo treinamento do sistema.

Foram enviados às Agências um pré-lançamento, do treinamento, depois um kit, com cartas explicativas, o Cd Rom com o treinamento, explicando o que é o e-Learning, as normas a serem seguidas e no final, um pequeno brinde.

No HBSC há LMS ainda, entretanto eles trabalham com esse sistema de tracking. Acessa-se na mesa de trabalho, através da intranet. Apresenta-se um relatório gerencial, duração, nota de aprovação, relatório consolidado, resultados por agência, funcionário, pesquisa de satisfação e os comentários.

O lançamento aconteceu em 31 de agosto de 2001 e até agora 3482 gerentes foram treinados. O funcionário reconhece a importância do e-Learning, muito embora, a mudança cultural ainda é necessária. Para 2002, são planejados dez outros títulos de e-Learning e esta em desenvolvimento um novo sistema de tracking até que se possa implantar um LMS de verdade.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Beatriz Scavazza - Fundação Vanzolini
Beto do Valle - Tigre
Marco Antonio Vilela - Martins
Raimundo Ramos - Brasil Telecom
 
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