No HSBC, o e-Learning
veio para agregar, pois continuam usando nos treinamentos,
mídias tradicionais como impressos, vídeos,
CD Roms, tudo produzido por eles. Com relação
aos canais de distribuição, apresenta-se
da seguinte forma: a Matriz, onde trabalham 5.000 funcionários,
possui uma intranet potente, onde o e-Learning pode
ser facilmente implantado.
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As agências
têm bandas de 9.600, é pouco para distribuir
treinamento via rede. Para os funcionários
da Matriz há bibliotecas multimídia,
nos centros administrativos, onde se tem internet,
os materiais de ensino produzidos, etc. Nas agências
foram criadas estações de autodesenvolvimento
que são mini bibliotecas.
Há ainda
dois outros canais de distribuição
ligados ao e-Learning:
- Na matriz,
Portal Treinet. (cursos de prateleira, cursos gerenciais
de Harvard, títulos de habilidade gerencial,
cursos da Smart Force e dois títulos próprios).
- Nas agências,
Unidades Móveis de Autodesenvolvimento,
através de um computador que gira nas Agências,
devido a não possibilidade de se distribuir
via rede. Dentro do notebook, há um sistema
de tracking simplificado, que informa quem entrou
no curso, a nota que tirou no teste, a pesquisa
de satisfação. Essas unidades giram
durante três meses em cada região.
Depois do giro voltam para a Matriz, e é só nesse
momento que se tiram os dados do tracking.
Até 2001, quando o e-Learning foi implantado, eles tinham a informação,
mas só coletavam os dados três meses depois. Coletadas as
informações, estas vão para o currículo do
funcionário e este recebe um selo de certificação.
A estréia
do e-Learning, no HSBC, em 2001, se dá levado
ao objetivo de negócio.A área de varejo
do HSBC desenvolveu um sistema, CRM, e precisava
treinar 5000 gerentes, para usar este software. Perceberam
que iria demorar muito para fazer isso presencialmente.
Era a oportunidade esperada de apoio, para entrar
com a tecnologia nas agências.
Com o e-Learning,
houve uma redução de custo, o virtual
era de imediato. Para solucionar o problema da rede,
usa-se um formato misto. CD Rom instalado na agência,
e roda em rede local. O funcionário acessa
a intranet e faz o curso. As informações
deste funcionário sobem e vão para
o servidor de treinamento, e lá, à noite
os dados são atualizados.
Só imagem
e texto. Não há som. Para desenvolver
o curso, optaram pela terceirização.
Acham que há dificuldade em desenvolver conteúdo.
Antes de o funcionário fazer o curso, existe
um teste de noções básicas do
uso do computador. Trabalhou-se com a área
de marketing, anunciando o novo treinamento do sistema.
Foram enviados às
Agências um pré-lançamento, do
treinamento, depois um kit, com cartas explicativas,
o Cd Rom com o treinamento, explicando o que é o
e-Learning, as normas a serem seguidas e no final,
um pequeno brinde.
No HBSC há LMS
ainda, entretanto eles trabalham com esse sistema
de tracking. Acessa-se na mesa de trabalho, através
da intranet. Apresenta-se um relatório gerencial,
duração, nota de aprovação,
relatório consolidado, resultados por agência,
funcionário, pesquisa de satisfação
e os comentários.
O lançamento
aconteceu em 31 de agosto de 2001 e até agora
3482 gerentes foram treinados. O funcionário
reconhece a importância do e-Learning, muito
embora, a mudança cultural ainda é necessária.
Para 2002, são planejados dez outros títulos
de e-Learning e esta em desenvolvimento um novo sistema
de tracking até que se possa implantar um
LMS de verdade.
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