Em
sua palestra, Fábio Segre fala sobre os Objetos
de Aprendizagem - o que são, seus usos e benefícios
e como implementa-los.
Breve Histórico:
· 1966 - Programação Orientada
a Objetos;
· 1996 - IEEE cria o LTSC (Learning Technology Standards Committee);
· 1997 - Surge o IMS (Instructional Management System) Global Learning
Consortium
o 199 - Departamento de Defesa (DoD) americano cria o ADL
(Advanced Distributed Learning initiative) - resp. pelo SCORM
· 2000 - Surge o ARIADNE (Alliance of Remote Instructional Authoring and
Distribution Networks for Europe)
Objetos de Aprendizagem:
Podemos compará-los aos blocos de Lego - são
padronizados, independente de sua cor, tamanho e finalidade.
Essas peças podem ser combinadas de diversas
maneiras. Podem ser criados e alterados de forma independente.
O principal benefício do uso desses elementos é o
seu Reaproveitamento, que nos permite trabalhar com:
- Mais Facilidade;
- Mais Rapidez;
- Garantia de qualidade;
- Menor custo;
- Escalabilidade.
Os Objetos de Aprendizagem podem então ser
chamados de blocos de informação, por
serem independentes (não seqüenciais e
transportáveis) e padronizados.
Um curso composto por objetos de aprendizagem geralmente é formado
por RIOs (Reusable Information Objects) e RLOs (Reusable
Learning Objects). Cada RIO possui um conteúdo
explicativo, os exercícios e o teste correspondente.
Várias unidades de RIO formam uma RLO.
Os padrões mais conhecidos de classificação
e estruturação desses conteúdos
reutilizáveis são:
- AICC-CMI (Aviation Industry CBT Committee)
- The Dublin Core
- IMS Global Learning Consortium
- ADL - SCORM
Tendências e Expectativas com relação
aos Objetos de Aprendizagem:
- Valorização dos Objetos de Aprendizagem
- Colaboração global na construção dos objetos
- Cursos adaptativos
Conclusão:
Mudaremos então a metáfora inicial:
'blocos lego' - que podem se encaixar, ou ser combinados
de forma a obter novos cursos, para a metáfora
dos Átomos: Que podem ser combinados entre si
para formar uma infinidade de novas substâncias úteis,
mas não esqueçamos que para juntá-los é preciso
treinamento.
Veja
mais palestras desta sessão: |
|
|