O
objetivo desta palestra é relacionar algumas
idéias-chave sobre aprendizagem, treinamento,
desenvolvimento e/ou mudança.
Segundo
Elliot de Masie, temos a oportunidade de utilizar e-Learning
e tecnologia combinados como uma forma maravilhosa
para fazermos coisas impressionantes, diferentes e
em alguns casos totalmente novas com nossos negócios
e funcionários.
O
e-Learning tem se desenvolvido nos últimos cinco
anos em nível global de forma profunda e impactante
e pode ser considerado um processo revolucionário
tanto para os negócios quanto para o mundo do
conhecimento. Passou de experimento para realidade,
evoluiu de um processo grotesco de teste para algo
que tem sido utilizado diariamente ao redor do mundo
por várias empresas e organizações.
Partimos do estágio de experimentação
para o estágio de implementação
do e-Learning. A mudança ocorreu no sentido
de que hoje não levamos em conta apenas como
proporcionamos aprendizagem ao indivíduo, mas
como criamos processos de aprendizagem que se estendem
a toda a organização.
Uma
outra mudança significativa que ocorreu em nível
global nos últimos cinco ou seis meses foi que
a aprendizagem tem sido crescentemente ligada a, discutida
com e alinhada com geradores de negócios. Seis
anos atrás o e-Learning era tido como um experimento
vital e algo que traria eficiência ao processo
de aprendizagem. A motivação ou a força
motriz para o e-Learning era tornar a aprendizagem
mais eficiente.
Outra
revolução que ocorreu nos últimos
dois anos foi a mudança no modo de pensar e-Learning
quanto ao impacto que causa não apenas na eficiência
da aprendizagem, mas também em como cria eficiência
em toda a organização.
Como
a aprendizagem dirige o negócio e o mantém?
O
que queremos criar é a habilidade para que o
negócio, através do processo de aprendizagem,
opere mais rapidamente à distância, através
do tempo e que amplie o alcance da organização
dramaticamente. Uma das formas como o e-Learning pode
se tornar um gerador de negócios é acelerando
o tempo de marketing.
Com
que velocidade podemos implementar mudanças
em nossas organizações?
O
estágio inicial de e-Learning era todo sobre
aprendizagem, mas quanto mais usamos e-Learning, mais
vemos que tem sido usado para implementar mudanças
de procedimento em nossas organizações.
Outro
aspecto onde têm sido observados grandes impactos é quanto
ao conceito de expansão de abrangência,
o que possibilita à organização
estender seus braços. A habilidade para operar
globalmente está diretamente relacionada à habilidade
de proporcionar aprendizagem aos funcionários
ou aos clientes de forma global. O e-Learning oferece
uma capacidade incrível de alcance dos funcionários
em nível empresarial e pode ainda ir mais adiante.
O
e-Learning não é mais considerado apenas
como um recente experimento com tecnologia. Hoje em
dia é visto como uma forma de estabelecer sistemas
para gerenciar aprendizagem, conceitos, treinamento,
conteúdo ou organizações.
Aprender é compreender
como as coisas funcionam, conhecer a concorrência,
ser capaz de criar uma cultura onde a aprendizagem
seja a vida da organização. Este é o âmago
do sucesso do negócio. Temos novos níveis
de suporte, pois em alguns casos a demanda é maior
do que podemos atender. Um dos desafios é como
tornar a aprendizagem uma ferramenta estratégica.
Então não estamos apenas treinando os
funcionários que são os mais desejosos,
os mais disponíveis ou os mais entusiasmados.
Também queremos proporcionar treinamento para
os menos motivados, os menos eficientes e o menos propensos
a se voluntariarem ao treinamento.
A
aprendizagem híbrida reflete o modo pelo qual
nós, como pessoas, somos aprendizes híbridos
naturais. Não adquirimos conhecimento somente
assistindo a uma aula, mas também praticando
atividades diversas, tais como: lendo, assistindo,
falando, cantando, escrevendo e estes são novos
modelos emergentes de como vamos apresentar e avaliar
a aprendizagem híbrida.
Aprendizagem
por meta significa que vamos escolher os funcionários
nos quais iremos investir. Não devemos investir
o mesmo do mesmo modo em todos os aprendizes. Devemos
direcionar nossos gastos conforme a importância
do funcionário para a organização
e seu potencial para diagnosticarem o que pode vir
a ser impactante para a empresa além dos negócios.
Treinaremos
o time todo, não somente os jogadores individualmente.
Podemos treiná-los em coisas variadas, mas imagine
se tivermos quatro pessoas e cada um aprender sobre
partes diferentes e compartilharem entre si. Esta é uma
das maneiras mais emocionantes de se olhar para o futuro.
Um
dos fatores cruciais de mudança de comportamento
das pessoas para que passem a utilizar o e-Learning
com êxito é tornar a curiosidade um fenômeno
positivo e gratificante. Várias de nossas organizações
premiam as pessoas pelo que elas sabem. Também
precisamos premiá-las por aquilo que não
sabem, mas que desejam saber e pelo modo como querem
aprender. Outro fator com o qual precisamos lidar é o
conceito de pessoas serem capazes de aprender não
através da teoria, mas partindo da experiência
de como realmente as coisas funcionam.
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