Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Magna
Elliott Masie - Masie Center

O objetivo desta palestra é relacionar algumas idéias-chave sobre aprendizagem, treinamento, desenvolvimento e/ou mudança.

Segundo Elliot de Masie, temos a oportunidade de utilizar e-Learning e tecnologia combinados como uma forma maravilhosa para fazermos coisas impressionantes, diferentes e em alguns casos totalmente novas com nossos negócios e funcionários.

O e-Learning tem se desenvolvido nos últimos cinco anos em nível global de forma profunda e impactante e pode ser considerado um processo revolucionário tanto para os negócios quanto para o mundo do conhecimento. Passou de experimento para realidade, evoluiu de um processo grotesco de teste para algo que tem sido utilizado diariamente ao redor do mundo por várias empresas e organizações. Partimos do estágio de experimentação para o estágio de implementação do e-Learning. A mudança ocorreu no sentido de que hoje não levamos em conta apenas como proporcionamos aprendizagem ao indivíduo, mas como criamos processos de aprendizagem que se estendem a toda a organização.

Uma outra mudança significativa que ocorreu em nível global nos últimos cinco ou seis meses foi que a aprendizagem tem sido crescentemente ligada a, discutida com e alinhada com geradores de negócios. Seis anos atrás o e-Learning era tido como um experimento vital e algo que traria eficiência ao processo de aprendizagem. A motivação ou a força motriz para o e-Learning era tornar a aprendizagem mais eficiente.

Outra revolução que ocorreu nos últimos dois anos foi a mudança no modo de pensar e-Learning quanto ao impacto que causa não apenas na eficiência da aprendizagem, mas também em como cria eficiência em toda a organização.

Como a aprendizagem dirige o negócio e o mantém?

O que queremos criar é a habilidade para que o negócio, através do processo de aprendizagem, opere mais rapidamente à distância, através do tempo e que amplie o alcance da organização dramaticamente. Uma das formas como o e-Learning pode se tornar um gerador de negócios é acelerando o tempo de marketing.

Com que velocidade podemos implementar mudanças em nossas organizações?

O estágio inicial de e-Learning era todo sobre aprendizagem, mas quanto mais usamos e-Learning, mais vemos que tem sido usado para implementar mudanças de procedimento em nossas organizações.

Outro aspecto onde têm sido observados grandes impactos é quanto ao conceito de expansão de abrangência, o que possibilita à organização estender seus braços. A habilidade para operar globalmente está diretamente relacionada à habilidade de proporcionar aprendizagem aos funcionários ou aos clientes de forma global. O e-Learning oferece uma capacidade incrível de alcance dos funcionários em nível empresarial e pode ainda ir mais adiante.

O e-Learning não é mais considerado apenas como um recente experimento com tecnologia. Hoje em dia é visto como uma forma de estabelecer sistemas para gerenciar aprendizagem, conceitos, treinamento, conteúdo ou organizações.

Aprender é compreender como as coisas funcionam, conhecer a concorrência, ser capaz de criar uma cultura onde a aprendizagem seja a vida da organização. Este é o âmago do sucesso do negócio. Temos novos níveis de suporte, pois em alguns casos a demanda é maior do que podemos atender. Um dos desafios é como tornar a aprendizagem uma ferramenta estratégica. Então não estamos apenas treinando os funcionários que são os mais desejosos, os mais disponíveis ou os mais entusiasmados. Também queremos proporcionar treinamento para os menos motivados, os menos eficientes e o menos propensos a se voluntariarem ao treinamento.

A aprendizagem híbrida reflete o modo pelo qual nós, como pessoas, somos aprendizes híbridos naturais. Não adquirimos conhecimento somente assistindo a uma aula, mas também praticando atividades diversas, tais como: lendo, assistindo, falando, cantando, escrevendo e estes são novos modelos emergentes de como vamos apresentar e avaliar a aprendizagem híbrida.

Aprendizagem por meta significa que vamos escolher os funcionários nos quais iremos investir. Não devemos investir o mesmo do mesmo modo em todos os aprendizes. Devemos direcionar nossos gastos conforme a importância do funcionário para a organização e seu potencial para diagnosticarem o que pode vir a ser impactante para a empresa além dos negócios.

Treinaremos o time todo, não somente os jogadores individualmente. Podemos treiná-los em coisas variadas, mas imagine se tivermos quatro pessoas e cada um aprender sobre partes diferentes e compartilharem entre si. Esta é uma das maneiras mais emocionantes de se olhar para o futuro.

Um dos fatores cruciais de mudança de comportamento das pessoas para que passem a utilizar o e-Learning com êxito é tornar a curiosidade um fenômeno positivo e gratificante. Várias de nossas organizações premiam as pessoas pelo que elas sabem. Também precisamos premiá-las por aquilo que não sabem, mas que desejam saber e pelo modo como querem aprender. Outro fator com o qual precisamos lidar é o conceito de pessoas serem capazes de aprender não através da teoria, mas partindo da experiência de como realmente as coisas funcionam.


 

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