Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Magna
Dave Mendelkerm - Docent

Visão do palestrante sobre o rumo que o e-Learning tem tomado e sua evolução histórica.

Quando eu e meu sócio iniciamos nosso empreendimento há seis anos, o chamamos de treinamento com base na internet. Foi se desenvolvendo ao longo do caminho e passou de um foco de treinamento e seu uso de internet para um universo de aprendizagem, de medida de conhecimento e gerenciamento de conteúdo que tem mudado radicalmente com o tempo.

O primeiro passo foi nos atermos à eficiência do departamento de treinamento e seu gerenciamento. Neste ano está nascendo o que eu chamaria de SGA (Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem), o qual se concentra em como tornar o processo de treinamento mais eficaz para aumentar a idealização da sala-de-aula e de instrutores e reduzir custos do processo de treinamento. Isso tudo resultou em uma intersecção muito interessante de gerenciamento de conhecimento, de conteúdo e de aprendizagem, processo por mim denominado de troca de conhecimento. Hoje nosso foco está na habilidade de aprimoramento da eficiência das pessoas dentro da empresa, mas não somente quanto ao processo de aprendizagem ou treinamento.

Em minha opinião o que irá acontecer no futuro será a melhoria do desempenho nos negócios, empregando o ganho da eficácia para lidar com metas e objetivos. Isso acarretará em um aumento geral de vantagens sobre a concorrência e tornará possível mensurar o crescimento dos negócios em termos de renda, satisfação do cliente, redução de custo, mercado e coisas semelhantes, indo muito mais além do campo de aprendizagem como vem ocorrendo nos últimos quatro ou cinco anos.

Acredito que algumas das tendências-chave que iremos presenciar nos próximos anos são as seguintes:

1) Aprendizagem híbrida e estilos diferentes de aprendizagem

Hoje em dia temos muitos diferentes tipos de aprendizagem que são tratados como entidades separadas. No futuro tudo isso estará junto em uma única solução, sendo esse o motivo pelo qual em minha opinião a letra "e" irá desaparecer, e apenas falaremos sobre soluções de aprendizagem de um modo geral. A distinção entre o tipo de apresentação seja eletrônica, física, por meio de livros ou vídeo será menos importante do que a qualidade do conhecimento da informação entregue às pessoas.

2) Percepção de que os sistemas serão muito mais amplamente divulgados e as implementações serão muito mais globalizadas.

Ao longo dos anos as pessoas têm propagado o e-Learning como uma solução incomum, talvez para um aplicativo ou departamento. Porém, agora tem sido divulgado em toda a organização e corriqueiramente usado por empresas que são de uma natureza globalizada. Isso significa que temos de ter um aplicativo que conserve as múltiplas partes das organizações muito amplas, distribuídas de forma geográfica. Além disso, que se conecte a vários outros aplicativos por toda a empresa que proporcionarão geração de negócios e informação sobre desempenho de negócios, tais como sistemas CRM e ERP.

3) Escolhas diferentes de veículos de apresentação de informação de aprendizagem

Hoje em dia temos a tendência de vermos e-learning como apresentação por meio de navegador de web em um laptop ou computador de mesa, mas no futuro acredito que iremos ver muitos diferentes tipos de equipamentos que serão sem fio, portanto possíveis de serem utilizados fora do trabalho.

4) Componente analítico

Significa ir além de simplesmente considerarmos a métrica do departamento de treinamento para análise de custo. Ao invés disso, passamos a analisar informações para obtenção de resultados melhores em desempenho de negócios, conectando tais informações a outros aplicativos da empresa, tais como o ERP e os sistemas CRM para respondermos às perguntas que surgirem, do tipo:

  • Como mostramos aos níveis 3 e 4 o impacto e a eficácia do processo de transferência de conhecimento e de aprendizagem em resultados de negócios?
  • Todo nosso empenho nestes novos e aprimorados sistemas de transferência de conhecimento e aprendizagem tem de fato melhorado a habilidade de nossos funcionários, clientes, fornecedores e distribuidores, resultando assim em desempenho mais eficaz no trabalho?

5) A forma de composição de conhecimento ou criação de conteúdo irá mudar radicalmente

Tradicionalmente temos um número muito pequeno de pessoas na organização denominados "designers instrucionais", que criam o conteúdo e o apresentam em um formato muito parecido com o que chamamos de curso.

No futuro, entretanto, acredito que vamos ver muito mais compartilhamento de informações por experts em determinadas áreas, os quais irão criar pequenos objetos de conhecimento usando as ferramentas às quais já têm acesso, como PowerPoint, Word e e-mail. Vamos distribuir e trocar informações com muito mais pessoas que dela necessitam na organização.

6) Se agora temos centenas de objetos de aprendizagem muito pequenos criados por várias pessoas através da organização, como iremos administrar todo o conteúdo e dar a informação certa à pessoa certa na hora certa para produzirmos este aprimoramento significativo e mensurável no desempenho? Isso significa que teremos de implantar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem (SGCA) que ficará entre o gerente de sistemas de aprendizagem e os usuários, para ajudar a personalizar e dar a informação correta para a pessoa conforme suas exigências e necessidades individuais.

Por quê os objetos de aprendizagem são importantes?

O antigo método de curso não é eficaz quando nos deparamos com a necessidade de demanda de conhecimento. Vemos pessoas precisando de informações imediatas para solucionar problemas que surgem de uma hora para outra. Obviamente não irão gastar horas com um material para resolverem um problema específico nos negócios.

Também temos de tornar a experiência de aprendizagem muito pessoal, dinâmica e mensurável para que possamos avaliar os ganhos com um determinado conteúdo. Tudo isso nos leva à utilização de objetos cada vez menores de apresentação de conteúdo que podem ser combinados com atividades maiores de aprendizagem, mas não tão extensos quanto os modelos de cursos.

Quanto aos padrões, penso serem fundamentais para os que estiverem utilizando o e-learning nas empresas, porque proporcionam integração e interoperabilidade, porém não conseguem dar a solução completa do problema. Precisamos reconhecer que hoje existem sérias limitações e falta de funcionalidade nos padrões e que precisamos continuar indo além. Temos de fazer com que os padrões forneçam cada vez mais e mais suporte para o tipo de funcionalidade de que precisamos em termos de definição de navegação de usuário, personalização de experiência de aprendizagem e definição visual integrada à experiência do aluno, para conseguirmos um registro de dados superior aos padrões de aprendizagem existentes hoje.

Utilize o conteúdo fora da prateleira


No futuro veremos muito mais fusões onde o conteúdo fora da prateleira e o conteúdo desenvolvido internamente, que disponíveis conjuntamente se tornarão uma solução mista. O acesso à informação conforme as necessidades do aluno individualmente será a melhor fonte para aquele conteúdo e para aumentar a eficiência da produtividade do processo de criação de conteúdo.

Em resumo, para onde estamos indo? É um mercado muito envolvente e interessante que está englobando o e-learning. Temos visto uma evolução dramática nos últimos cinco ou seis anos no mercado de e-learning, que em minha opinião irá continuar provavelmente em direções imprevisíveis. O fato do e-learning ter se espalhado nas organizações é um testemunho de que fornece uma justificativa econômica para os usuários. Temos visto muitos exemplos de grandes retornos de investimentos para soluções em e-learning.

Uma das áreas de mídia de maior interesse será o ponto de fusão entre gerenciamento de conteúdo, de conhecimento e processo de aprendizagem. Este será um dos propulsores para o crescimento do mercado de e-learning em curto prazo, na medida em que ultrapassarmos a estrutura tradicional do conteúdo de e-Learning para aprendizagem mais informal e tipos mais gerais de conteúdo e conhecimento que estiverem disponíveis por toda a organização.

Em longo prazo focalizaremos o aprimoramento dos negócios e seus resultados, não somente a aprendizagem pela aprendizagem, mas também em como podemos aplicar nossos conhecimentos para melhoria do desempenho das pessoas por toda a empresa.Isso será possível se os clientes, fornecedores, parceiros de negócios e o pessoal de distribuição interna de nossa organização tentarem executar suas tarefas melhor, oferecendo soluções às reais necessidades de seus negócios por meio da aplicação eficaz do conhecimento para a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo.


Perguntas feitas por participantes:

1)Como é que o processo mais moderno apoiado pela tecnologia pode ser útil, por exemplo, na perspectiva de carreira do indivíduo?

Um dos pontos que não costuma ser bem analisado quando falamos do uso de e-Learning ou tecnologia como fonte capacitadora de aprendizagem, é que precisamos reservar tempo para que os alunos façam os cursos e se dediquem ao desenvolvimento pessoal. Sempre pensamos que porque eles não têm de ir a um espaço físico, não temos de conceder-lhes tempo dentro do expediente de trabalho para que se dediquem ao seu desenvolvimento pessoal e aprimoramento de carreira. E é muito importante quando implantarmos estes programas, nos recordarmos de que o funcionário de um banco, por exemplo, ainda precisa ter tempo de se dedicar ao seu desenvolvimento pessoal e não poderá fazer isso com todas as tarefas adicionais de seu dia de trabalho. Uma das vantagens dos tipos de produtos de gerenciamento de aprendizagem, tais como os fabricados pela Docent, é que capacitam o profissional para começar a se dedicar a seu desenvolvimento pessoal por conta própria, levando em conta não somente suas habilidades atuais e como estão relacionadas ao seu desempenho no trabalho, mas ao tipo de papel que gostaria de ter e desenvolver com o tempo, e então traçar um caminho para chegar lá. Seu percurso pode se basear em atividades de aprendizagem, as quais envolvem fazer cursos, participar de seminários ou atividades de desenvolvimento de carreira e também podem englobar habilidades de trabalho. Poderão ser várias tarefas atribuídas, bem como atividades tradicionais de curso.

Em um sistema integrado capturam-se as habilidades e o perfil necessários para determinadas tarefas. A vantagem para a organização é que quando existe um banco de dados sobre informações de habilidades, é possível encontrar as pessoas que têm as habilidades e os talentos adequados para atenderem às necessidades da empresa. Isso proporciona maior eficiência na montagem de equipes para um projeto novo ou para abertura de um escritório novo. Se não tiver as pessoas com o perfil correto de habilidades, pode-se encontrar outras com um perfil mais próximo e identificar as atividades de treinamento de que necessitarão para torná-las competentes. Se não tiver o número de pessoas internamente, saberá como empregar aquelas com o perfil mais adequado para atender às necessidades. É a visão de integração de todas as habilidades e desempenho com a capacidade de desenvolvimento de carreira.

2) Conhece alguma experiência em como disseminar a tecnologia necessária para converter as pessoas que geralmente são excelentes comunicadoras informais, mas que nem sempre dominam as tecnologias cognitivas para converter esse conhecimento em conteúdo eficaz de treinamento?

Você não poderá esperar que um indivíduo que não seja um designer instrucional crie o mesmo tipo de objeto de aprendizagem que um designer profissional criaria. Porém, essas pessoas têm muita experiência e estão acostumadas a compartilhá-la informalmente e esta é a chave para melhorar o desempenho da organização como um todo.

A forma de capacitação destes experts para compartilhar seus conhecimentos é fazer com que usem ferramentas para criarem o conteúdo que já sabem como utilizar. Por exemplo, profissionais de vendas já sabem como usar PowerPoint em suas apresentações. Outras pessoas sabem usar Word ou e-mail ou voice-mail, então se captura as informações deles naqueles veículos e as compartilha informalmente através dos mesmos tipos de técnicas. Por exemplo, em nosso produto de troca Docent usamos PowerPoint e acrescentamos áudio e vídeo para criarmos objetos de aprendizagem que são muito simples de serem feitos, além de ser um modo muito informal de compartilhamento. Se quiser transformá-lo em um objeto mais formal de aprendizagem para usá-lo como parte de currículos, então poderá ser repassado para um designer instrucional para maiores aprimoramentos, acrescentando ferramentas interativas e de avaliação, por exemplo.

Uma outra possibilidade é pedir a designers instrucionais para criarem templates que possam ser usados pelo especialista da área. Podem ser acrescentados slides em PowerPoint.

3) Existem algumas barreiras que podem ou devem ser quebradas para empresas que estão começando seus projetos de e-Learning ou você acredita que elas devem seguir as etapas das sessões assíncronas, depois síncronas até chegarem a uma tecnologia tão avançada como a comunicação sem fio?

Os índices de inovação tecnológica podem variar de um lugar para outro ao redor do mundo. Alguns lugares adotam tecnologia muito rapidamente e outros mais lentamente. Uma coisa que tenho aprendido é não apostar contra a evolução contínua da tecnologia e o fato de que a infra-estrutura da tecnologia ficará cada vez mais avançada, as bandas serão ampliadas e o custo será cada vez menor. Isso é inevitável. Temos visto historicamente que empresas têm passado por dificuldades quando tentam se colocar contra a maré da inovação tecnológica. É muito melhor quando nos tornamos seus aliados.
Isso significa que temos de iniciar o processo de implementação de e-Learning através de recursos altamente tecnológicos? Provavelmente não. Temos de levar em conta a infra-estrutura existente na organização e penso ser o sistema de rede atual o grande impedimento para a implementação inicial do e-learning. Contanto que haja alguma conectividade e alguma habilidade para acessar a internet ou a intranet individualmente, é possível ter algum nível de programa de e-learning. Agora o nível no qual poderá trabalhar, entretanto dependerá da conexão disponível e talvez de coisas diferentes para pessoas diferentes na organização. Na matriz talvez possa ter capacidade de acesso rápido para manter, por exemplo, o Centra e experiências muito ricas e interativas. Nos escritórios mais distantes talvez somente uma conexão de telefone dial seja suficiente.

 

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