Visão
do palestrante sobre o rumo que o e-Learning tem
tomado e sua evolução histórica.
Quando eu e meu sócio iniciamos nosso empreendimento há seis
anos, o chamamos de treinamento com base na internet. Foi se desenvolvendo
ao longo do caminho e passou de um foco de treinamento e seu uso de internet
para um universo de aprendizagem, de medida de conhecimento e gerenciamento
de conteúdo que tem mudado radicalmente com o tempo.
O primeiro passo foi nos atermos à eficiência do departamento
de treinamento e seu gerenciamento. Neste ano está nascendo o
que eu chamaria de SGA (Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem), o
qual se concentra em como tornar o processo de treinamento mais eficaz
para aumentar a idealização da sala-de-aula e de instrutores
e reduzir custos do processo de treinamento. Isso tudo resultou em uma
intersecção muito interessante de gerenciamento de conhecimento,
de conteúdo e de aprendizagem, processo por mim denominado de
troca de conhecimento. Hoje nosso foco está na habilidade de aprimoramento
da eficiência das pessoas dentro da empresa, mas não somente
quanto ao processo de aprendizagem ou treinamento.
Em minha opinião o que irá acontecer no futuro será a
melhoria do desempenho nos negócios, empregando o ganho da eficácia
para lidar com metas e objetivos. Isso acarretará em um aumento
geral de vantagens sobre a concorrência e tornará possível
mensurar o crescimento dos negócios em termos de renda, satisfação
do cliente, redução de custo, mercado e coisas semelhantes,
indo muito mais além do campo de aprendizagem como vem ocorrendo
nos últimos quatro ou cinco anos.
Acredito que algumas das tendências-chave que iremos presenciar
nos próximos anos são as seguintes:
1) Aprendizagem híbrida e estilos diferentes
de aprendizagem
Hoje em dia temos muitos diferentes tipos de aprendizagem que são
tratados como entidades separadas. No futuro tudo isso estará junto
em uma única solução, sendo esse o motivo pelo qual
em minha opinião a letra "e" irá desaparecer,
e apenas falaremos sobre soluções de aprendizagem de um
modo geral. A distinção entre o tipo de apresentação
seja eletrônica, física, por meio de livros ou vídeo
será menos importante do que a qualidade do conhecimento da informação
entregue às pessoas.
2) Percepção de que os sistemas
serão muito mais amplamente divulgados e as
implementações serão muito mais
globalizadas.
Ao longo dos anos as pessoas têm propagado o e-Learning como uma
solução incomum, talvez para um aplicativo ou departamento.
Porém, agora tem sido divulgado em toda a organização
e corriqueiramente usado por empresas que são de uma natureza
globalizada. Isso significa que temos de ter um aplicativo que conserve
as múltiplas partes das organizações muito amplas,
distribuídas de forma geográfica. Além disso, que
se conecte a vários outros aplicativos por toda a empresa que
proporcionarão geração de negócios e informação
sobre desempenho de negócios, tais como sistemas CRM e ERP.
3) Escolhas diferentes de veículos de apresentação
de informação de aprendizagem
Hoje em dia temos a tendência de vermos e-learning como apresentação
por meio de navegador de web em um laptop ou computador de mesa, mas
no futuro acredito que iremos ver muitos diferentes tipos de equipamentos
que serão sem fio, portanto possíveis de serem utilizados
fora do trabalho.
4) Componente analítico
Significa ir além de simplesmente considerarmos a métrica
do departamento de treinamento para análise de custo. Ao invés
disso, passamos a analisar informações para obtenção
de resultados melhores em desempenho de negócios, conectando tais
informações a outros aplicativos da empresa, tais como
o ERP e os sistemas CRM para respondermos às perguntas que surgirem,
do tipo:
- Como
mostramos aos níveis 3 e 4 o impacto e a eficácia
do processo de transferência de conhecimento
e de aprendizagem em resultados de negócios?
- Todo
nosso empenho nestes novos e aprimorados sistemas
de transferência de conhecimento e aprendizagem
tem de fato melhorado a habilidade de nossos funcionários,
clientes, fornecedores e distribuidores, resultando
assim em desempenho mais eficaz no trabalho?
5)
A forma de composição de conhecimento
ou criação de conteúdo irá mudar
radicalmente
Tradicionalmente temos um número muito pequeno de pessoas na organização
denominados "designers instrucionais", que criam o conteúdo
e o apresentam em um formato muito parecido com o que chamamos de curso.
No futuro, entretanto, acredito que vamos ver muito mais compartilhamento
de informações por experts em determinadas áreas,
os quais irão criar pequenos objetos de conhecimento usando as
ferramentas às quais já têm acesso, como PowerPoint,
Word e e-mail. Vamos distribuir e trocar informações com
muito mais pessoas que dela necessitam na organização.
6) Se agora temos centenas de objetos de aprendizagem
muito pequenos criados por várias pessoas
através da organização, como
iremos administrar todo o conteúdo e dar a
informação certa à pessoa certa
na hora certa para produzirmos este aprimoramento
significativo e mensurável no desempenho?
Isso significa que teremos de implantar o Sistema
de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem
(SGCA) que ficará entre o gerente de sistemas
de aprendizagem e os usuários, para ajudar
a personalizar e dar a informação correta
para a pessoa conforme suas exigências e necessidades
individuais.
Por quê os objetos de aprendizagem são importantes?
O antigo método de curso não é eficaz quando nos
deparamos com a necessidade de demanda de conhecimento. Vemos pessoas
precisando de informações imediatas para solucionar problemas
que surgem de uma hora para outra. Obviamente não irão
gastar horas com um material para resolverem um problema específico
nos negócios.
Também temos de tornar a experiência de aprendizagem muito
pessoal, dinâmica e mensurável para que possamos avaliar
os ganhos com um determinado conteúdo. Tudo isso nos leva à utilização
de objetos cada vez menores de apresentação de conteúdo
que podem ser combinados com atividades maiores de aprendizagem, mas
não tão extensos quanto os modelos de cursos.
Quanto aos padrões, penso serem fundamentais para os que estiverem
utilizando o e-learning nas empresas, porque proporcionam integração
e interoperabilidade, porém não conseguem dar a solução
completa do problema. Precisamos reconhecer que hoje existem sérias
limitações e falta de funcionalidade nos padrões
e que precisamos continuar indo além. Temos de fazer com que os
padrões forneçam cada vez mais e mais suporte para o tipo
de funcionalidade de que precisamos em termos de definição
de navegação de usuário, personalização
de experiência de aprendizagem e definição visual
integrada à experiência do aluno, para conseguirmos um registro
de dados superior aos padrões de aprendizagem existentes hoje.
Utilize o conteúdo fora da prateleira
No futuro veremos muito mais fusões onde o conteúdo fora
da prateleira e o conteúdo desenvolvido internamente, que disponíveis
conjuntamente se tornarão uma solução mista. O acesso à informação
conforme as necessidades do aluno individualmente será a melhor
fonte para aquele conteúdo e para aumentar a eficiência
da produtividade do processo de criação de conteúdo.
Em resumo, para onde estamos indo? É um mercado muito envolvente
e interessante que está englobando o e-learning. Temos visto uma
evolução dramática nos últimos cinco ou seis
anos no mercado de e-learning, que em minha opinião irá continuar
provavelmente em direções imprevisíveis. O fato
do e-learning ter se espalhado nas organizações é um
testemunho de que fornece uma justificativa econômica para os usuários.
Temos visto muitos exemplos de grandes retornos de investimentos para
soluções em e-learning.
Uma das áreas de mídia de maior interesse será o
ponto de fusão entre gerenciamento de conteúdo, de conhecimento
e processo de aprendizagem. Este será um dos propulsores para
o crescimento do mercado de e-learning em curto prazo, na medida em que
ultrapassarmos a estrutura tradicional do conteúdo de e-Learning
para aprendizagem mais informal e tipos mais gerais de conteúdo
e conhecimento que estiverem disponíveis por toda a organização.
Em longo prazo focalizaremos o aprimoramento dos negócios e seus
resultados, não somente a aprendizagem pela aprendizagem, mas
também em como podemos aplicar nossos conhecimentos para melhoria
do desempenho das pessoas por toda a empresa.Isso será possível
se os clientes, fornecedores, parceiros de negócios e o pessoal
de distribuição interna de nossa organização
tentarem executar suas tarefas melhor, oferecendo soluções às
reais necessidades de seus negócios por meio da aplicação
eficaz do conhecimento para a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo.
Perguntas feitas por participantes:
1)Como é que o processo mais moderno apoiado
pela tecnologia pode ser útil, por exemplo,
na perspectiva de carreira do indivíduo?
Um dos pontos que não costuma ser bem analisado quando falamos
do uso de e-Learning ou tecnologia como fonte capacitadora de aprendizagem, é que
precisamos reservar tempo para que os alunos façam os cursos e
se dediquem ao desenvolvimento pessoal. Sempre pensamos que porque eles
não têm de ir a um espaço físico, não
temos de conceder-lhes tempo dentro do expediente de trabalho para que
se dediquem ao seu desenvolvimento pessoal e aprimoramento de carreira.
E é muito importante quando implantarmos estes programas, nos
recordarmos de que o funcionário de um banco, por exemplo, ainda
precisa ter tempo de se dedicar ao seu desenvolvimento pessoal e não
poderá fazer isso com todas as tarefas adicionais de seu dia de
trabalho. Uma das vantagens dos tipos de produtos de gerenciamento de
aprendizagem, tais como os fabricados pela Docent, é que capacitam
o profissional para começar a se dedicar a seu desenvolvimento
pessoal por conta própria, levando em conta não somente
suas habilidades atuais e como estão relacionadas ao seu desempenho
no trabalho, mas ao tipo de papel que gostaria de ter e desenvolver com
o tempo, e então traçar um caminho para chegar lá.
Seu percurso pode se basear em atividades de aprendizagem, as quais envolvem
fazer cursos, participar de seminários ou atividades de desenvolvimento
de carreira e também podem englobar habilidades de trabalho. Poderão
ser várias tarefas atribuídas, bem como atividades tradicionais
de curso.
Em um sistema integrado capturam-se as habilidades e o perfil necessários
para determinadas tarefas. A vantagem para a organização é que
quando existe um banco de dados sobre informações de habilidades, é possível
encontrar as pessoas que têm as habilidades e os talentos adequados
para atenderem às necessidades da empresa. Isso proporciona maior
eficiência na montagem de equipes para um projeto novo ou para
abertura de um escritório novo. Se não tiver as pessoas
com o perfil correto de habilidades, pode-se encontrar outras com um
perfil mais próximo e identificar as atividades de treinamento
de que necessitarão para torná-las competentes. Se não
tiver o número de pessoas internamente, saberá como empregar
aquelas com o perfil mais adequado para atender às necessidades. É a
visão de integração de todas as habilidades e desempenho
com a capacidade de desenvolvimento de carreira.
2) Conhece alguma experiência em como disseminar
a tecnologia necessária para converter as
pessoas que geralmente são excelentes comunicadoras
informais, mas que nem sempre dominam as tecnologias
cognitivas para converter esse conhecimento em conteúdo
eficaz de treinamento?
Você não poderá esperar que um indivíduo que
não seja um designer instrucional crie o mesmo tipo de objeto
de aprendizagem que um designer profissional criaria. Porém, essas
pessoas têm muita experiência e estão acostumadas
a compartilhá-la informalmente e esta é a chave para melhorar
o desempenho da organização como um todo.
A forma de capacitação destes experts para compartilhar
seus conhecimentos é fazer com que usem ferramentas para criarem
o conteúdo que já sabem como utilizar. Por exemplo, profissionais
de vendas já sabem como usar PowerPoint em suas apresentações.
Outras pessoas sabem usar Word ou e-mail ou voice-mail, então
se captura as informações deles naqueles veículos
e as compartilha informalmente através dos mesmos tipos de técnicas.
Por exemplo, em nosso produto de troca Docent usamos PowerPoint e acrescentamos áudio
e vídeo para criarmos objetos de aprendizagem que são muito
simples de serem feitos, além de ser um modo muito informal de
compartilhamento. Se quiser transformá-lo em um objeto mais formal
de aprendizagem para usá-lo como parte de currículos, então
poderá ser repassado para um designer instrucional para maiores
aprimoramentos, acrescentando ferramentas interativas e de avaliação,
por exemplo.
Uma outra possibilidade é pedir a designers instrucionais para
criarem templates que possam ser usados pelo especialista da área.
Podem ser acrescentados slides em PowerPoint.
3) Existem algumas barreiras que podem ou devem
ser quebradas para empresas que estão começando
seus projetos de e-Learning ou você acredita
que elas devem seguir as etapas das sessões
assíncronas, depois síncronas até chegarem
a uma tecnologia tão avançada como
a comunicação sem fio?
Os índices de inovação tecnológica podem
variar de um lugar para outro ao redor do mundo. Alguns lugares adotam
tecnologia muito rapidamente e outros mais lentamente. Uma coisa que
tenho aprendido é não apostar contra a evolução
contínua da tecnologia e o fato de que a infra-estrutura da tecnologia
ficará cada vez mais avançada, as bandas serão ampliadas
e o custo será cada vez menor. Isso é inevitável.
Temos visto historicamente que empresas têm passado por dificuldades
quando tentam se colocar contra a maré da inovação
tecnológica. É muito melhor quando nos tornamos seus aliados.
Isso significa que temos de iniciar o processo de implementação
de e-Learning através de recursos altamente tecnológicos?
Provavelmente não. Temos de levar em conta a infra-estrutura existente
na organização e penso ser o sistema de rede atual o grande
impedimento para a implementação inicial do e-learning.
Contanto que haja alguma conectividade e alguma habilidade para acessar
a internet ou a intranet individualmente, é possível ter
algum nível de programa de e-learning. Agora o nível no
qual poderá trabalhar, entretanto dependerá da conexão
disponível e talvez de coisas diferentes para pessoas diferentes
na organização. Na matriz talvez possa ter capacidade de
acesso rápido para manter, por exemplo, o Centra e experiências
muito ricas e interativas. Nos escritórios mais distantes talvez
somente uma conexão de telefone dial seja suficiente.
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