Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Beto do Valle - Tigre

Universidade Tigre - Educação à distância ajudando a transformar o Mercado da Construção.

O e-Learning é parte da estratégia do negócio, do posicionamento da empresa no mercado, que a Universidade Tigre vem realizando. A Tigre atua com a visão de promover o desenvolvimento sustentável do habitat humano, muito mais do que produzir tubos e conexões, como muita gente conhece. Dentro dessa visão atua no mercado predial, de infra-estrutura e irrigação e uma série de segmentos: água, esgoto, gás, perfis, esquadrias, acessórios, sanitários, etc.


O mais importante na atuação da empresa é o consumidor. O foco principal é o cliente; não é o canal, não são as lojas de construção. O relacionamento da Tigre é com o consumidor final. Os canais e lojas de material de construção são parceiros para atender este consumidor. Esta preocupação leva uma maneira de atuar diferente de outras empresas. O cliente se relaciona com a Tigre quando está construindo a sua casa própria, que é o grande sonho de grande parte dos brasileiros.

A Tigre convive com o consumidor neste contexto. Os balconistas das lojas de material de construção e os instaladores hidráulicos são os que se relacionam diretamente com eles. A Tigre, para levar soluções e produtos para seus clientes, transforma isso numa rede de valor, onde todos os agentes trabalham juntos para atender-los.

Desafio: Contribuir para a qualificação e integração dos agentes internos e externos em uma atuação voltada para atender ao consumidor, oferecendo as melhores soluções em produtos e serviços em todas as fases da obra.

O e-Learning entra como uma peça fundamental no processo que visa manter o consumidor satisfeito.

  • Equipe de vendas qualificada e pro-ativa.
  • Melhores negócios para toda a rede de valor.
  • Melhor serviço dos instaladores.
  • Revendas com melhor gestão.
  • Balconistas (melhor atendimento)

Para os agentes internos foi criado o Programa de Qualificação para a Equipe de Vendas (comercial, técnica, serviços). Para os agentes externos - o relacionamento de valor. Tudo girando em torno do consumidor.

O porquê do e-Learning:

  • Atuação da equipe não incorporava posicionamento focado no consumidor final.
  • Grande dispersão geográfica da equipe.
  • Impossibilidade dos funcionários se ausentarem para treinamentos longos.
  • Necessidade de ações com impacto imediato.
  • Necessidade de transformação definitiva na atuação da força de vendas.

No programa de qualificação para Equipe de Vendas:

  • Atuar em curto prazo, baixo investimento e longo alcance.
  • Freqüência maior de interação nessa equipe. (passar de uma vez por ano para uma vez por quinzena).
  • Profissionais da Tigre, de Marketing, Comercial da área de Assistência Técnica interagindo.
  • Processo contínuo de Aprendizado.
  • Avaliações a cada módulo.

Combinação de atividades de Aprendizagem:

  • Virtual + presencial
  • Síncrono + Assíncrono
  • Aprendizagem individual + Coletiva + Corporativa

Indicadores e resultados:

  • Aquisição de conhecimento.
  • Compartilhamento de conhecimento.
  • Aplicação dos conhecimentos.
  • Melhoria da Performance (aumento vendas, melhor relacionamento com os clientes).

Programa mundo Tigre: Relacionamento de valor

Programa de relacionamento com instaladores, balconistas e lojistas. Tem como objetivos:

  • Promover atuação integrada de toda a rede de valor.
  • Ajudar os parceiros a entender e atender ao consumidor as melhores soluções e serviços.
  • Garantir um atendimento qualificado e a satisfação do consumidor durante todo o processo construtivo.
  • Intensificar o relacionamento entre a Tigre e todos os públicos-alvo.
  • Gerar melhores negócios para toda a rede de valor e para a tigre.

A proposta se baseia em três itens principais:

  • Qualificação: desenvolvimento técnico, profissional e de cidadania.
  • Comunidade: relacionamento e troca de informações.
  • Reconhecimento: incentivos, avaliação, valorização, prêmios, certificados.

Conteúdos:

  • Satisfação do consumidor.
  • Qualificação voltada ao aprimoramento profissional.
  • Foco nos resultados.
  • Envolvimento de todos os agentes da rede de valor.
  • Comunidade de aprendizagem e qualificação.

Benefícios:

  • Revendas mais bem organizadas.
  • Melhor atendimento e orientação.
  • Melhor prestação de serviços.
  • Instalações mais confiáveis.
  • Economia e menos contratempos.
  • Maior respeito aos direitos do consumidor.
  • Menos problemas de saúde pública.
  • Maior conforto e qualidade de vida.

Lições aprendidas:

  • O alinhamento com a estratégia do negócio é fundamental.
  • Indicadores quantitativos e qualitativos claros.
  • Flexibilidade para incorporar aprendizados.
  • EAD x Presencial.
  • Criação senso comunidade.
  • Inovar vale a pena.

Concluindo: o mais importante do que fazer e-Learning é o que fazer com o e-Learning. Fazer e-Learning é fazer educação, relacionamento, comunicação, marketing, transformação e evolução. O e-Learning só é válido se tiver a serviço de fazer algo acontecer, de promover a transformação, de promover a evolução, de promover a inovação.

Há material de apoio na internet e Call Center para atendimento de dúvidas. Estes pontos interativos são colocados nas lojas de construção, com a ajuda de facilitadores locais. A informática não tem sido uma barreira para este público. O facilitador estará tirando as suas dúvidas e ajudando no que for preciso.

110 revendas já participam da iniciativa, com mais 2500 instaladores já cadastrados e mais de mil balconistas participando. Há um acompanhamento dos resultados destes treinamentos, o qual têm-se demonstrado positivos.

Vem se notando uma mudança cultural, até mesmo uma mudança de vocabulário tem sido notada. Um dos indicadores principais do sucesso deste processo.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Beatriz Scavazza - Fundação Vanzolini
Luciana Biscaia - HSBC
Marco Antonio Vilela - Martins
Raimundo Ramos - Brasil Telecom
 
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