USP, UNESP e
PUC de São Paulo foram as Universidades convidadas
para desenvolver o projeto,o conteúdo e as
dinâmicas. O curso tem 3.100 horas e atende
as determinações da LDB e também
do Conselho Estadual de Educação.
2.000 são horas/aula, nestas dinâmicas
de vídeo conferências, tele-conferências,
trabalho monitorado, 300 horas de atividade de prática
de ensino, (estágio) e 800 horas de reconhecimento
das atividades já feitas, porque já são
professores e a lei permite isso.
A grade curricular
não possui disciplinas; atende aos novos parâmetros
curriculares, as novas diretrizes sobre organizações
de cursos, sobre eixos temáticos. Trabalha-se
em cima de situações de problemas,
os componentes se formam a partir dos temas, a partir
do momento que o tema é discutido. Mostra
as modalidades de aprendizagem no vídeo e
fala da distribuição dos ambientes
de aprendizagem e dos ambientes de ensino, ambientes
de computador onde os professores das universidades
atendem aos alunos/professores. Prática e
teoria se mesclam durante o processo.
O objetivo é que
o professor/aluno seja formado enquanto investigador,
do aluno dele, da escola e da comunidade em que
está inserido. A organização
das aulas está dividida em 186 grupos de
40 alunos aproximadamente. Esses 186 grupos foram
organizados em turmas, circuitos para as videoconferências,
as quais são eixos para o trabalho. As discussões
geram um tema, com duas a quatro horas de videoconferência
por mês.
Metodologia
de gestão da proposta:
Juntar três
Universidades para fazer um curso, um só material,
uma só atividade na Web, um só roteiro
de videoconferência, tudo é partilhado
por três universidades, junto com vários
parceiros como Telefônica, Prodesp, Lotus,
etc.
Série
de etapas:
- Estabelecer
a estrutura organizacional.
- A estrutura
analítica. (tarefas, atividades).
- Quem são
os vários interessados para que este projeto
aconteça? Cronograma.
- Modelos de
acompanhamento.
Este é um
modelo genérico de gestão de projetos
que segue uma metodologia do PMI, uma metodologia
de projetos já tradicional.
Conta com a elaboração
de um Planejamento extremamente cuidadoso, onde a
estrutura organizacional e a estrutura analítica
foram descritas e um cronograma muito apertado.
Um processo de execução e controle, onde os indicadores
foram estabelecidos como modelos de acompanhamento e privilégio
para os processos de comunicação. Na estrutura organizacional
constituiu-se um Comitê Gestor que tem uma representação
da Secretaria, uma das Universidades, da Fundação Vanzolini.
A Fundação
Vanzolini é a responsável por toda
a operacionalização deste processo.
As equipes da fundação Vanzolini dão
suporte às Universidades e à secretaria
para que o processo ocorra.
Fases:
- Alavancagem
da demanda.
- Implantação
de toda a rede de telecomunicações.
- Implantação
do sistema e de ferramentas das mídias.
- Organização
dos pólos.
- Adaptação
dos ambientes.
O curso começou
no dia 25 de junho de 2001. A Fundação
Vanzolini é responsável pela produção
de material, pelo apoio às Universidades na
coordenação dos professores, monitoramento
de toda a rede, banco de dados alimentado constantemente.
Possui também uma equipe financeira e de logística.
A previsão do término do curso é para dezembro de
2002. A evasão no curso é extremamente pequena.
A Fundação
Carlos Chagas faz a avaliação do projeto
e o acompanhamento da produção dos
conteúdos.
Benefícios:
atendimento a cerca de 6.700 professores que se relacionam
com 260 mil alunos. São professores de uma
quantidade enorme de crianças.
Veja
mais palestras desta sessão: |
|
|