Congresso Resumo das Palestras17 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Beatriz Scavazza - Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Apresentação do projeto que é determinação da LDB, no qual professores de 1a à 4a série, antigos normalistas, têm que ter nível superior. Esta iniciativa tenta antecipar esta questão. No caso de São Paulo, temos 39.100 professores, 42% do efetivo (professores concursados) que atendem da 1a à 4a série, destes 29.700 já tinham curso superior. O público alvo seria de 9.400 professores, dentre estes, 7.000 se interessaram pelo curso.


USP, UNESP e PUC de São Paulo foram as Universidades convidadas para desenvolver o projeto,o conteúdo e as dinâmicas. O curso tem 3.100 horas e atende as determinações da LDB e também do Conselho Estadual de Educação.
2.000 são horas/aula, nestas dinâmicas de vídeo conferências, tele-conferências, trabalho monitorado, 300 horas de atividade de prática de ensino, (estágio) e 800 horas de reconhecimento das atividades já feitas, porque já são professores e a lei permite isso.

A grade curricular não possui disciplinas; atende aos novos parâmetros curriculares, as novas diretrizes sobre organizações de cursos, sobre eixos temáticos. Trabalha-se em cima de situações de problemas, os componentes se formam a partir dos temas, a partir do momento que o tema é discutido. Mostra as modalidades de aprendizagem no vídeo e fala da distribuição dos ambientes de aprendizagem e dos ambientes de ensino, ambientes de computador onde os professores das universidades atendem aos alunos/professores. Prática e teoria se mesclam durante o processo.

O objetivo é que o professor/aluno seja formado enquanto investigador, do aluno dele, da escola e da comunidade em que está inserido. A organização das aulas está dividida em 186 grupos de 40 alunos aproximadamente. Esses 186 grupos foram organizados em turmas, circuitos para as videoconferências, as quais são eixos para o trabalho. As discussões geram um tema, com duas a quatro horas de videoconferência por mês.

Metodologia de gestão da proposta:

Juntar três Universidades para fazer um curso, um só material, uma só atividade na Web, um só roteiro de videoconferência, tudo é partilhado por três universidades, junto com vários parceiros como Telefônica, Prodesp, Lotus, etc.

Série de etapas:

  • Estabelecer a estrutura organizacional.
  • A estrutura analítica. (tarefas, atividades).
  • Quem são os vários interessados para que este projeto aconteça? Cronograma.
  • Modelos de acompanhamento.

Este é um modelo genérico de gestão de projetos que segue uma metodologia do PMI, uma metodologia de projetos já tradicional.

Conta com a elaboração de um Planejamento extremamente cuidadoso, onde a estrutura organizacional e a estrutura analítica foram descritas e um cronograma muito apertado.
Um processo de execução e controle, onde os indicadores foram estabelecidos como modelos de acompanhamento e privilégio para os processos de comunicação. Na estrutura organizacional constituiu-se um Comitê Gestor que tem uma representação da Secretaria, uma das Universidades, da Fundação Vanzolini.

A Fundação Vanzolini é a responsável por toda a operacionalização deste processo. As equipes da fundação Vanzolini dão suporte às Universidades e à secretaria para que o processo ocorra.

Fases:

  • Alavancagem da demanda.
  • Implantação de toda a rede de telecomunicações.
  • Implantação do sistema e de ferramentas das mídias.
  • Organização dos pólos.
  • Adaptação dos ambientes.

O curso começou no dia 25 de junho de 2001. A Fundação Vanzolini é responsável pela produção de material, pelo apoio às Universidades na coordenação dos professores, monitoramento de toda a rede, banco de dados alimentado constantemente. Possui também uma equipe financeira e de logística.
A previsão do término do curso é para dezembro de 2002. A evasão no curso é extremamente pequena.

A Fundação Carlos Chagas faz a avaliação do projeto e o acompanhamento da produção dos conteúdos.

Benefícios: atendimento a cerca de 6.700 professores que se relacionam com 260 mil alunos. São professores de uma quantidade enorme de crianças.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Beto do Valle - Tigre
Luciana Biscaia - HSBC
Marco Antonio Vilela - Martins
Raimundo Ramos - Brasil Telecom
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®