Padrões de Conteúdo
para o Ensino a Distância
Os padrões existem em qualquer indústria.
O que seria das estradas de ferro, do soquete de lâmpada,
das tomadas elétricas e até das tampas
de garrafa se os fabricantes não respeitassem
um formato padrão?
Visão:
Os Sharable Content Objects provenientes da WEB são direcionados
para um servidor (Server), que centraliza essas informações
e produz o conteúdo em tempo real, sobre demanda. Isso resulta
em prover ao aluno assistência em qualquer lugar e a qualquer hora.
Objetos de Aprendizagem:
- Cursos compostos por coleções de L.O.
- Adaptações e personalizações de conteúdos
- Aprendizado para adultos tomando a forma de pequenas quantidades de
informação
- Acessíveis quando necessário
Premissas dos Objetos de Aprendizagem:
- Interoperabilidade
- Re-usabilidade
- Gerenciabilidade
- Acessibilidade
- Durabilidade
Padronização de Conteúdos:
- Provê uniformidade, estabilidade no mercado de e-learning;
- Tem o mesmo objetivos das propostas de padronizações
da indústria em geral;
- Permite treinar efetivamente provedores de conteúdos focados
na criação de conteúdos de treinamento
Organizações Existentes:
Padrões de tecnologia de e-learning estão sendo desenvolvidos
pelas seguintes empresas:
AICC (Aviation Industry CBT Committee)
Fundada em 1988, a AICC é a mais antiga organização
que vem desenvolvendo padrões de e-learning.
É um consórcio formado pelos fabricantes
de aviões e companhias aéreas.
O AICC mantém muitos padrões relacionados à disponibilização/entrega
de e-learning. O mais comumente utilizado é o CMI Orientações
para interoperabilidade(CMI001). Este padrão é usado para:
- Intercâmbio de dados entre cursos e LMS (Learning Management
Systems)
- Promover interoperabilidade de conteúdos e LMS de diferentes
fornecedores
Porém, este padrão não prescreve qualquer tipo de
metodologia instrucional e não especifica qualquer estratégia
de reutilização do conteúdo.
SCORM (Shared Content Object Reference Model)
Uma iniciativa da Advanced Distributed Learning(ADL),
fundada em Novembro de 1997 pelo Departamento de Defesa
(DoD) e o Escritório de Ciências da Casa
Branca e Politica de Tecnologia (OSTP), desenvolvem
o SCORM.
AICC + IEEE + IMS + ADL = SCORM
O SCORM se propõe a:
- Integração das especificações da indústria
vindas de outras organizações como - AICC, IMS, IEEE, ARIADNE;
- Prover um modelo unificado de objetos de aprendizado;
- Definir uma padronização no ambiente web;
- O primeiro passo é definir a arquitetura de aprendizado.
IMS (Instructional Management Systems)
É um consórcio governamental, com cerca
de 1.600 pessoas de universidades e 150 corporativas.
O padrão IMS reúne um grupo de padrões que permite:
- Descrever os recursos de aprendizagem;
- Compartilhar dados entre alunos e cursos;
- Tornar fácil a reutilização de conteúdos;
- Facilitar o compartilhamento de testes de diferentes sistemas;
- Organizar as informações dos aprendizes.
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers)
O IEEE é um orgão que regulamenta tudo
que utiliza eletricidade nos Estados Unidos. A maioria
dos padrões do IEEE são adotados pelo
National Standards Institute (uma agência do
governo Federal dos EUA) e pela ISO (International
Standards Organization).
As áreas cobertas pelo IEEE incluem:
- Modelo de referência de arquitetura tecnológica para E-learning;
- Modelos de dados dos aprendizes;
- Sistemas de identificação de estudantes;
- Definição de um modelo de competências universal;
- Uma linguagem universal para CBT.
Convergência entre Padrões:
Em geral, todos os padrões de aprendizagem estão convergindo,
de forma a obter melhores padronizações em:
- Intercâmbio de dados
- Intercâmbio de Metadatas
- Análise de dados dos estudantes
Outros pontos tem sido estudados pelos especialistas e são as
padronizações de estrutura de cursos e a reusabilidade
dos conteúdos.
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