Nivaldo Marcusso - Gerente de Tecnologia Educacional e da Informação
da Fundação Bradesco, apresentou os casos de sucesso na
implantação do e-Learning em projetos elaborados pela Fundação
Bradesco, desde 1985 quando foram produzidos manuais e fitas de vídeo
do "Novo Telecurso 2º Grau" em conjunto com a Fundação
Roberto Marinho até o lançamento do primeiro curso via
internet em 1999 para treinamento dos alunos em informática (aplicativos
MS-Office).
Para
desenvolver seus projetos na área de e-Learning
a fundação veio pesquisando ferramentas
desde 1997 tanto para desenvolvimento de conteúdo
como para gerenciamento de aprendizado. Por fim, criou
sua metodologia de mediação pedagógica
em quatro níveis e identificou parceiros para
fornecimento e suporte de conteúdo e ferramentas.
A
implantação começou através
de um projeto piloto com duração de maio
a agosto de 2000. Através dele foram identificas
algumas dificuldades com o uso da tecnologia e alguns
fatores tais como:
- Necessidade
da participação efetiva do tutor.
- Baixo
nível de desistência.
- Diferentes
ritmos e participações.
- Aceitação
ampla por parte dos professores.
- Grande
volume de acessos durante a madrugada.
Para
2001, está prevista a implantação
de mais seis cursos através da internet, objetivando
consolidar o conceito de ensino à distância
na comunidade atendida pela entidade.
Marcusso,
baseado nessas experiências, coloca como fatores
de sucesso para a implantação do e-Learning,
os seguintes itens:
- O
conteúdo deve ser elaborado dentro de um contexto
pedagógico.
- Devem
ser criadas parcerias estratégicas.
- A
mediação pedagógica é extremamente
importante.
- A
infra-estrutura tecnológica deve ser estrategicamente
escolhida.
Em
seguida, Marcusso apresentou uma proposta para a arquitetura
da "Escola Virtual" e efetuou uma demonstração
de uma "Aula Virtual" ao vivo, com recursos
de comunicação por voz e compartilhamento
de aplicações através da web, utilizando
a ferramenta "Centra - Symposium".
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