Fernando Moraes Fonseca Jr: Coordenador de inovações tecnológicas
na educação, laboratório de tecnologia na educação, núcleo de educação à distância
de internet da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - depto engenharia produção
Poli/Usp.
Caracteriza
o e-Learning como:
- as tecnologias de Internet que se viabilizam economicamente e são
disseminadas em parcelas maiores da população e nas organizações
de um modo geral;
- com a viabilidade econômica, aprimoram-se os recursos implementados
na Internet, o que permite a convergência e sinergia de um amplo
conjunto de possibilidades antes oferecidas apenas isoladamente por outras
mídias, como o rádio, a TV e a telefonia;
- avançam os conceitos pedagógicos específicos para a modalidade e essas
pedagogias inquestionavelmente valorizam a interação como estratégia
para uma aprendizagem significativa;
- Há muitas abordagens distintas e não excludentes de utilização de redes
telemáticas (Internet, Intranet etc) com finalidade de educação formal
e informal, no âmbito das instituições de ensino ou das empresas.
Essas abordagens podem ser classificadas em três grandes grupos:
- Suporte ao presencial
- Comunidades de Aprendizagem
- Cursos EAD
Algumas das principais características que diferenciam as diferentes
concepções de cursos são:
- De sistemas totalmente automatizados até aqueles que dependem da intervenção
constante de um professor ou tutor;
- De propostas que envolvem encontros presenciais e outras que são desenvolvidas
de modo totalmente virtual;
- De metodologias centradas em interação com o sistema até aquelas centradas
em interação entre os atores;
- De sistemas produtivos que entendem o professor como aquele que concebe
e desenvolve o curso até sistemas que entendem a produção de cursos em
EAD como resultado da cooperação interdisciplinar;
- De metodologias que determinam totalmente o plano de estudo do aluno
até metodologias em que o aluno tem total liberdade para gerenciar seu
plano de estudo.
Vamos chamar de EAD institucional aquela que resulta de uma iniciativa
institucionalmente integrada e estratégica de ação educativa. Esse tipo
de ação pode ser organizada a partir de diversos modos de produção. Um
dos fatores críticos que nos interessa destacar diz respeito ao grau
de centralização na definição dos critérios de qualidade e de controle.
Entre os tantos tipos de implementação de Internet na educação e em particular
na educação à distância, certamente haverão aquelas em que a instituição
pretende exercer um íntimo controle da qualidade. Para esses tipos de
implementação, é bem provável que haja algum grau de centralização dos
processos de produção ou, ao menos, da gestão do processo. De um modo
geral, o professor não domina efetivamente diversos aspectos relacionados à produção.
O próprio texto nem sempre é suficientemente claro e no nível adequado,
ainda que esteja livre de erros ortográficos, vícios estilísticos, erros
de digitação etc. O mesmo poderíamos dizer em relação às imagens, à diagramação
etc. O fato é que o professor que hoje está em pleno exercício da profissão não
foi capacitado para a produção materiais pedagógicos quando da licenciatura
e essa competência envolve um amplo leque de conhecimentos e habilidades
que não são desenvolvidos de uma hora para outra. A rigor, nem mesmo
está capacitado para fazer uma melhor utilização do meio com finalidade
educacional.
Mostrou também alguns conhecimentos necessários no processo produtivo,
as fases de produção e que para a construção de um curso, temos:
- Planejamento.
A construção do curso é orientada por:
- Uma intencionalidade em relação ao tipo de significado que se pretende
seja construído pelo sujeito, o objeto último da aprendizagem.
- Concepção em relação ao campo epistemológico em questão, ou seja, embute
uma concepção sobre como se organizam os conhecimentos em um determinado
domínio.
- Pelo entendimento que se tenha sobre os fenômenos da aprendizagem e,
mais especificamente, da aprendizagem naquele campo epistemológico.
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