CongressoResumo das palestrasFernando Moraes Fonseca Jr.

Fernando M. Fonseca Jr
Fundação Vanzolini

Tema: Concepções de e-Learning e Sistemas de Produção de EAD.


Fernando Moraes Fonseca Jr:
Coordenador de inovações tecnológicas na educação, laboratório de tecnologia na educação, núcleo de educação à distância de internet da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - depto engenharia produção Poli/Usp.

Caracteriza o e-Learning como:

- as tecnologias de Internet que se viabilizam economicamente e são disseminadas em parcelas maiores da população e nas organizações de um modo geral;
- com a viabilidade econômica, aprimoram-se os recursos implementados na Internet, o que permite a convergência e sinergia de um amplo conjunto de possibilidades antes oferecidas apenas isoladamente por outras mídias, como o rádio, a TV e a telefonia;
- avançam os conceitos pedagógicos específicos para a modalidade e essas pedagogias inquestionavelmente valorizam a interação como estratégia para uma aprendizagem significativa;
- Há muitas abordagens distintas e não excludentes de utilização de redes telemáticas (Internet, Intranet etc) com finalidade de educação formal e informal, no âmbito das instituições de ensino ou das empresas.

Essas abordagens podem ser classificadas em três grandes grupos:

- Suporte ao presencial
- Comunidades de Aprendizagem
- Cursos EAD

Algumas das principais características que diferenciam as diferentes concepções de cursos são:

- De sistemas totalmente automatizados até aqueles que dependem da intervenção constante de um professor ou tutor;
- De propostas que envolvem encontros presenciais e outras que são desenvolvidas de modo totalmente virtual;
- De metodologias centradas em interação com o sistema até aquelas centradas em interação entre os atores;
- De sistemas produtivos que entendem o professor como aquele que concebe e desenvolve o curso até sistemas que entendem a produção de cursos em EAD como resultado da cooperação interdisciplinar;
- De metodologias que determinam totalmente o plano de estudo do aluno até metodologias em que o aluno tem total liberdade para gerenciar seu plano de estudo.

Vamos chamar de EAD institucional aquela que resulta de uma iniciativa institucionalmente integrada e estratégica de ação educativa. Esse tipo de ação pode ser organizada a partir de diversos modos de produção. Um dos fatores críticos que nos interessa destacar diz respeito ao grau de centralização na definição dos critérios de qualidade e de controle. Entre os tantos tipos de implementação de Internet na educação e em particular na educação à distância, certamente haverão aquelas em que a instituição pretende exercer um íntimo controle da qualidade. Para esses tipos de implementação, é bem provável que haja algum grau de centralização dos processos de produção ou, ao menos, da gestão do processo. De um modo geral, o professor não domina efetivamente diversos aspectos relacionados à produção. O próprio texto nem sempre é suficientemente claro e no nível adequado, ainda que esteja livre de erros ortográficos, vícios estilísticos, erros de digitação etc. O mesmo poderíamos dizer em relação às imagens, à diagramação etc. O fato é que o professor que hoje está em pleno exercício da profissão não foi capacitado para a produção materiais pedagógicos quando da licenciatura e essa competência envolve um amplo leque de conhecimentos e habilidades que não são desenvolvidos de uma hora para outra. A rigor, nem mesmo está capacitado para fazer uma melhor utilização do meio com finalidade educacional.

Mostrou também alguns conhecimentos necessários no processo produtivo, as fases de produção e que para a construção de um curso, temos:

- Planejamento.

A construção do curso é orientada por:

- Uma intencionalidade em relação ao tipo de significado que se pretende seja construído pelo sujeito, o objeto último da aprendizagem.
- Concepção em relação ao campo epistemológico em questão, ou seja, embute uma concepção sobre como se organizam os conhecimentos em um determinado domínio.
- Pelo entendimento que se tenha sobre os fenômenos da aprendizagem e, mais especificamente, da aprendizagem naquele campo epistemológico.



 

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2022 - MicroPower®