René Birocchi é doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e mestre pela FEA-USP, com dissertação sobre o "Sistema de Valor da Indústria Brasileira de E-learning". Concluiu seu MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-SP em 1998, tendo se graduado em Filosofia (USP) e História (PUC).
Atualmente ocupa a posição de Diretor de Negócios - Educação, da Hughes do Brasil, multinacional americana com atuação global na oferta de produtos e serviços de satélite, dentre os quais se destacam aplicações para educação a distância.
Foi Gerente Geral de Vendas e Negócios (indústria de Educação) da Microsoft Brasil até 2006 e CEO da Universidade Virtual Brasileira - primeiro consórcio privado brasileiro constituído por 10 universidades para atuar na educação a distância- responsável pelo startup e credenciamento junto ao MEC de 4 bacharelados online. Foi consultor para educação a distância na FGV-EAESP, FEA-USP, MEC e UNESCO.
É co-autor dos livros "Gestão Profissional em Instituições Privadas de Ensino Superior", "Gestão Educacional: Uma Nova Visão" e "Educação online" (finalista do prêmio jabuti como melhor livro de educação de 2004).
|