Nascido em São Paulo em 18 de setembro de 1943, é casado com Silvia Maria Dellivenneri Domingos e pai de quatro filhos. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís.
Em 2007, assumiu a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), destacando-se com ações do Programa de Qualificação Profissional, do Banco do Povo Paulista e com a criação do portal de intermediação gratuita de mão de obra, o Emprega São Paulo.
Como presidente do Programa Estadual de Desburocratização (PED), propôs a criação do Microempreendedor Individual (MEI), que, até novembro de 2009, formalizou mais de 80 mil trabalhadores em todo o Brasil.
No cargo de Presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, liderou a mobilização que derrubou a Medida Provisória 232 e lançou a campanha “De Olho no Imposto”, que colheu mais de 1,6 milhão de assinaturas para respaldar o Projeto de Lei de sua autoria que regulamenta o parágrafo 5o do Artigo 150 da Constituição Federal.
Na sua gestão à frente do SEBRAE e da CACB, foi o responsável pela mobilização que resultou no Simples e no Novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.
Foi um dos arquitetos do Sistema Simples de Tributação (regime de tributação diferenciado, voltado a micro e pequenas empresas dependendo da receita bruta anual auferida) e criador do projeto de maior transparência nos impostos, o “Feirão de Impostos”, que foi apresentado em locais públicos em várias cidades brasileiras entre 2004 e 2006. Também elaborou o “impostômetro”, um aparelho instalado defronte à Associação Comercial de São Paulo que mede a arrecadação federal.
Manteve-se, então, de 2007 até o início de 2010, como Secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, na gestão do governador José Serra.
É por essas e outras realizações que Afif foi escolhido o Patrono deste ano.
|