Sergio
Scheer é professor associado da Universidade
Federal do Paraná, Engenheiro Civil pela UFPR,
Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFRGS e Doutor
em Informática – Computação
Gráfica pela Pontifícia Universidade
do Rio de Janeiro.
Pesquisa e atua em Educação a Distância
desde 1998, tendo participado da criação
do Núcleo de Educação a Distância
da Universidade Federal do Paraná onde atuou
como coordenador tecnológico até 2002
e ainda atua como professor de cursos de formação
de professores e tutores em EAD. Tem desenvolvido
projetos em ambientes colaborativos de aprendizagem
e objetos educacionais.
É consultor de órgãos públicos
de financiamento, tendo atuado como consultor da
CAPES para o Programa de Apoio à Pesquisa
em Educação a Distância (2005).
Na UFPR foi Diretor do Centro de Computação
(1994-1998) e presidente de comissão de
assessoramento em Tecnologia da Informação
(1989-2002). Atualmente é diretor de órgão
de pesquisa desta Universidade na área de
Engenharia Civil e Computação e atua
em dois programas de pós-graduação
estrito senso onde realiza pesquisas na área
de tecnologia da informação e desenvolvimento
de sistemas de apoio à educação,
onde o tema Educação a Distância
e o e-learning são abordados.
Participa de associações técnico
científicas como Instituto de Engenharia
do Paraná (IEP), Associação
Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), Associação
Brasileira de Mecânica Computacional (ABMEC),
International Association on Computacional Mechanics
(IACM) e Associação Brasileira de
Educação a Distância (ABED),
estando desde 2001 como membro indicado do Working
Committee 6 (Information Technology) da International
Association for Brigdes and Structural Engineering
(IABSE). Orientou mais de quarenta trabalhos acadêmicos
sendo 20 dissertações de mestrados
e uma tese de doutorado, tendo publicado mais de
140 trabalhos científicos.
|