CongressoResumo das palestrasElliott Masie

Elliott Masie
The Masie Center

Tema: e-Learning: Desenvolvendo uma poderosa força de trabalho para a implantação do e-Learning


Elliott Masie
- Consultor americano, reconhecido em todo o mundo no tema e-Learning, sendo um dos precursores do conceito e participante ativo em vários projetos de empresas multinacionais e instituições de ensino, iniciou o 1o e-Learning Brasil 2001com perguntas aos participantes a respeito do uso dos computadores e da Internet no Brasil. Ao questionar qual seria o número de pessoas vidradas em tecnologia e qual o número de pessoas resistentes a ela, teve como objetivo esclarecer que o e-Learning não é só para aqueles voltados à tecnologia, mas sim, para todos.

Numa avaliação do mercado brasileiro, observou que as práticas de e-Learning são mais comuns em instituições de ensino avançado e agora atingem grandes companhias privadas. Salientou que ninguém substituirá a figura do professor ou do instrutor e que a tecnologia será apenas um elemento de interação deste método de ensinar. Se há cinco anos poucos tinham e-mail, hoje são poucos os que não acessam a internet.

Comentou que em um futuro não muito distante, o e-Learning será utilizado por determinados grupos para absorção de pequenas parcelas de conhecimento ao passo (cápsulas de conhecimento) que outros grupos capacitarão a totalidade dos funcionários de suas empresas através dele. Segundo Masie, o termo e-Learning é novo, mas o conceito não. Antes havia o "distance learning", representado pelos inúmeros cursos por correspondência existentes há algum tempo.

O e-Learning é uma evolução do "distance learning" que passou a contar com novos meios tecnológicos para comunicação que constituíram formas de encurtar distâncias e reduzir o tempo de transmissão do conhecimento. O e-Learning pode ser uma parcela positiva ou algo revolucionário, mas não deve ser visto como uma esperança.com, e deixou bem claro aos presentes que o e-Learning não pode ser visto como algo exportado pelos EUA, não é um produto comprado. Ele deve se adaptar à cultura e a realidade de cada país.

A educação eletrônica não é para treinar as pessoas, mas para ensiná-las a obter conhecimento de forma constante, é uma forma de operacionalizar o conceito de que o desenvolvimento das pessoas através do estudo deixou de ser um evento e passou a ser um processo permanente e constante.

As empresas estão buscando implantar o e-Learning por duas razões:

  • Fazer com que as pessoas iniciem suas atividades imediatamente, a partir do momento em que são contratadas.
  • Mantê-las em constante treinamento e capacitadas.

Elliott defende a idéia de que a educação on-line não pode ser vista apenas como um meio de treinar funcionários a um custo mais baixo, mas que os funcionários estejam em permanente aprendizado e que tenham acesso ao conhecimento. Segundo ele, é obrigação moral das empresas fornecer treinamento a seus funcionários, mas isso pode mexer no lucro, pois os funcionários "perdem tempo" com os dias de treinamento. Além disso, deve existir algum fator que "motive" as pessoas ao aprendizado.

As aulas deverão ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar e se tornarão "aulas eternas", ou seja, aprendizado contínuo.
O condutor do processo deverá ser usuário de e-Learning. Devem-se procurar áreas em que não há treinamento e criar mecanismos de colaboração, cooperação (aprender juntos, trabalhar juntos, trocar experiências juntos).

"E-learning no Brasil é uma questão de qualidade e competitividade". As empresas que investem não estão buscando mão-de-obra barata, elas procuram pessoas que queiram aprender coisas novas depressa.

Masie finaliza sua apresentação dizendo que hoje não temos outra escolha, o fenômeno e-Learning existe, o mundo em que vivemos é uma academia em crescimento constante e concluiu:
"Nossos empregados, filhos e pais merecem isso".

 

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2022 - MicroPower®