CongressoResumo das palestrasJeff Schwartz

Jeff Schwartz
PriceWaterhouseCoopers

Tema: O emergente papel dos integradores de e-Learning


Jeff Schwartz - Diretor de soluções globais de e-Learning da PriceWaterhouseCoopers, inicia sua palestra citando uma frase do Sr Jack Welch, CEO GE, que aponta como mais competitivas as empresas que conseguem transformar sua habilidade de aprender em ações.

Alguns exemplos da utilização do e-Learning:

Global Employee Learning PwC
Alavancando o treinamento corporativo e ao mesmo tempo diminuindo despesas
Empresas de todo tipo buscam incessantemente melhorar seus quadros através de treinamentos que precisam ser adequados, aplicados no tempo e locais certos. Para empresas que atuam em segmentos em constante mudança, como empresas de consultoria e de telecomunicações, por exemplo, oferecer o treinamento adequado, no tempo e locais certos, é um fator de aumento da competitividade.

Dow Chemical: educação ambiental
Melhorando as condições de trabalho de sua organização e reduzindo acidentes a um baixo custo.
Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e conseqüentemente a segurança para funcionários e clientes, empresas que atuam em ramos onde a periculosidade é alta, utilizam e-Learning para difundir conhecimentos sobre questões de saúde, meio ambiente e segurança.


SAP
Treinamento de funcionários e clientes
Empresas que atuam de forma global, que tem parceiros e clientes espalhados pelo mundo e que necessitam treinar grande volume de pessoas em pequeno espaço de tempo, permitindo o lançamento simultâneo de novos produtos e serviços, a solução e-Learning é extremamente eficaz.

US Army
Retenção de talentos. Com alto "turnover" causado pela saída de pessoas interessadas em programas acadêmicos ou melhores oportunidades de desenvolvimento. As Forças Armadas dos EUA, passou a oferecer a seus soldados a oportunidade de desenvolver cursos de graduação via Web em diversas universidades americanas, ao mesmo tempo que cumprem missões no mundo todo.

Pizza Domino
Discutindo novas iniciativas com os executivos de cada uma das filiais. Presente em 68 países, com um conjunto de 6.800 lojas, tem como principal fator chave de gestão estar em sintonia com seus funcionários para através do e-Learning garantir a melhor gestão da marca. Baseados em reuniões virtuais ao vivo e eventos de aprendizagem via Web com alcance global, esta empresa tem conseguido aumentar a qualidade do seu treinamento e da sua comunicação.

Rede de Confiança Norueguesa (Governo Norueguês)
Aumentando a competência de cidadãos.
Através da disponibilização de aproximadamente 1000 cursos através do portal NKN o governo norueguês oferece a oportunidade de desenvolvimento a 500.000 trabalhadores da união de trabalhadores da Noruega.

Os componentes de uma solução e-Learning:

Dentre as estratégias na abordagem do e-Learning, foram relacionadas as seguintes

Tecnologia e Pessoas
Devem ser focados processos de negócios específicos e resultados. Assim devemos escolher opções em que o e-Learning possa oferecer contribuição significativa.através da melhor combinação tecnologia x processo.
Diferentes sistemas de aprendizado conduzem a diferentes resultados. A combinação destes pode oferecer o resultado ótimo. Considere sempre a combinação entre estes elementos, ou seja a utilização da sala de aula convencional com a Web;

Treinamento na web, pela web, e além da web
O autor considerou três classificações:
Na Web
Treinamentos realizados na Web sob demanda, onde o aluno desenvolve os cursos que necessita na atividade profissional ou na formação acadêmica. São desenvolvidos pelos alunos em locais e horários de sua conveniência.
Pela Web
Treinamentos com a participação dos envolvidos (instrutores e alunos) num mesmo horário, utilizando a Web como meio de comunicação (chat, chat moderado, ferramentas de colaboração síncrona).
Além da Web
Aulas convencionais, workshops, seminários e outras atividades presenciais. Estes tipos de atividades oferecem uma maior interação entre participantes e com isso uma maior troca de informações, contexto ampliado, atividades práticas e suporte imediato às deficiências dos alunos.

Pela utilização hoje o computador aparece como um elemento opcional nas ações de ensino. Podemos dizer está no fundo da sala de aula.

A pergunta que fica é quando o computador virá "à frente da classe"?

Matriz de solução de aprendizado PwC
Podemos dizer que ainda perduram diversas dúvidas e para as quais estamos buscando a solução ideal.
Qual treinamento se adapta melhor à web e qual se adapta melhor à sala de aula?
Solução de ensino mista: web + sala de aula?
Comprar conteúdo ou desenvolver conteúdo?
Conteúdo misto: comprar uma parte e desenvolver outra?

Visão Funcional
Identificamos 5 componentes funcionais chaves que atuam em conjunto numa solução e-Learning:

Interface
Maneira pela qual se dá o acesso do público interno e externo aos cursos.

Sistema de Gerenciamento de Aprendizado (LMS)
Sistema contemplando as diversas funções do Gerenciamento de e-Learning, comunicação com softwares de Gerenciamento de RH, mantendo dados pormenorizados de cada aluno.

Gerenciamento de Conteúdo (Repositório de Objetos de Aprendizado)
Sistemas de Desenvolvimento de conteúdo que permitam reutilização, ou seja que contemplem repositórios de conteúdo.

Serviços de Hosting
LSP: Provedor de recursos de e_Learning, com suporte a todo tipo de mídias e interações para cursos de e-Learning
Conteúdo
Mistura dos vários sistemas de forma a garantir a qualidade mínima para o processo de ensino.

Como começar?

Queremos implementar esta nova tecnologia de e-Learning. Como? Quando? Em que tipo de projeto?
Sugerimos:

  • Usar iniciativas estratégicas ou projetos chaves;
  • Comercialmente esperamos que resultados destes investimentos
    • treinamento em massa;
    • treinamento contínuo;
    • aluno pode se concentrar no que é importante para ele;
    • economia de até 50%.
  • Desenvolvimento de currículo misto: e-Learning e sala de aula;
  • Integração e implementação controlados;
  • Medir o impacto nos negócios.

Fatores críticos de sucesso em implementação de e-Learning:

  • se concentrar no conceito de soluções mistas;
  • alavancar diferentes tipos de conteúdos;
  • treinamento corporativo e treinamento de projetos;
  • evitar ilhas de e-Learning, é preciso ter integração e conexão; RH e Financeiro principalmente;
  • pensar adiante: como será o e-Learning nos próximos 12, 24 ou 36 meses ?
  • é necessário parcerias para o sucesso.
 

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2022 - MicroPower®