CongressoResumo das palestrasGregor Rankin

Gregor Rankin
WBT Systems

Tema: Gerenciando o Conhecimento Utilizando Objetos de Aprendizagem


Gregor Rankin - Diretor de marketing técnico da WBT Systems, produtora do TopClass - software líder de mercado no segmento de sistemas de gerenciamento de aprendizado, comentou sobre um acentuado aumento nos investimentos em "self-learning" por grande parte das empresas do mercado mundial.

Com esta nova abordagem cerca de 2000 horas/homem, por ano, são economizadas. Este tempo pode ser empregado em mais aprendizado, bem como para tomar melhor conhecimento sobre o próprio negócio da empresa.

As novas tecnologias da web permitem recuperar conhecimento que, normalmente, é subtraído da cultura da empresa quando os funcionários se aposentam ou mudam de cargo, fazendo com que este conhecimento possa ser capturado e reutilizado.

O e-Learning traz consigo um vasto conjunto de possibilidades que vão além da sala de aula tradicional, criando ambientes colaborativos que permitem agrupar os níveis de conhecimento. Assim o conhecimento fica mais fácil de ser rastreado e administrado.

Há uma certa dificuldade em acompanhar a velocidade da evolução tecnológica.

Na década de 80 o CBT era amplamente utilizado, mas não proporcionou um aprendizado efetivo. O e-Learning, por sua vez, é o meio ideal para proporcionar às empresas o nível de aprendizado desejado.

O conhecimento das empresas deprecia-se rapidamente, por isso precisamos ter acesso fácil e rápido a este conhecimento. É necessário captar o conhecimento das pessoas que saem da empresa e criar uma base de conhecimento empresarial.

O e-Learning é tudo isso e muito mais, porém precisa ser personalizado para evitar o problema de generalização verificado no CBT. Ele pode agilizar o tempo para obter o desempenho dos profissionais, mantendo-os atualizados de forma rápida.

As informações podem ser captadas em vários formatos: áudio, vídeo, textos etc e devem ser apresentadas conforme exigidas. Isto é um fator importante para agilizar o tempo de proficiência de um indivíduo a fim de atingir o nível desejado de competência.

Entretanto, não podemos perder de vista o fato de que os alunos devem aprender uns com os outros e não somente absorver conteúdos que vão sendo apresentados. Há um ditado na Irlanda que diz: "não se pode jogar fora o bebê com a água do banho", por isso o intuito do e-Learning é melhorar o processo de aprendizado e não somente reduzir custos.

Através do e-Learning pode-se aprender o que for preciso, quando for preciso (e, principalmente, quando for possível). Contudo, não podemos deixar de observar que é necessário haver uma interação com o instrutor, ao passo que o ritmo e a rota do conteúdo são determinados pelo usuário.

O e-Learning deve ser encarado como "uma ferramenta de comunicação importante". Isto denota um aprendizado personalizado e sob demanda. Este aprendizado deve ocorrer em pequenas parcelas e deve ser compartilhado entre diversas pessoas, sendo que o coração deste processo são os "alunos".

Quando falamos em "objetos de aprendizado" estamos nos referindo a materiais (conteúdos) que podem ser apresentados de diversas formas. A estes objetos aplica-se o conceito de "herança" que permite atualizar os conteúdos de forma única, ou seja, alterando-os em apenas um local. Também se aplica o conceito de "classes de objetos" dentro do qual pode-se agrupá-los em categorias, com isso os sistemas podem "reconhecer" qual o melhor tipo de conteúdo a aplicar.

Na questão segurança, pode-se afirmar que estes sistemas possuem uma arquitetura que já é segura por si só, ou seja, um aluno não tem permissão para ver o material do outro e vice-versa.

Para desenvolver os conteúdos administrados pelos sistemas, pode-se utilizar qualquer ferramenta de desenvolvimento. Estes sistemas permitem a interação do aluno com o instrutor e o rastreamento de informações para "medir" o aprendizado dos alunos. Dessa forma, é possível alcançar um processo de melhoria contínua.

O nível de detalhamento dos conteúdos é uma questão de escolha do autor, porém é preciso levar em consideração que cada aluno tem sua maneira de aprender, daí a necessidade de que o conteúdo seja "fatiado" em parcelas bem pequenas que se encaixam conforme o perfil do aluno.

Gregor enfatiza que: "O e-Learning não é simplesmente uma outra forma do e-Business".

Suas recomendações para a escolha do sistema de gerenciamento de aprendizado e implantação do e-Learning:

  • Utilizar uma arquitetura flexível (não existe sistema que faça tudo).
  • Implementação adequada dos objetos de aprendizado.
  • Escalabilidade de objetos.
  • Criar uma cultura de processo de aprendizado na empresa.
  • Rever a estratégia de criação de conteúdos.
  • Levar em conta a cultura local do país.
  • Não ter medo de se envolver no processo e nem de cometer um pequeno fracasso no início.
  • Comunicar-se com seus parceiros para identificar os problemas comuns.

Gregor, concluiu dizendo: "As pessoas vão enxergar o sucesso e aprenderão com estas oportunidades".

 

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2022 - MicroPower®