CongressoAgendaProfessor do Futuro
DETALHES DA SESSÃO
SESSION DETAILS
Professor do Futuro
The teacher of the future

Data:
Date:

26/Junho - Quinta
June 26th – Thursday

Período:
Period:
Tarde
Afternoon
Sala:
Room:
Ballroom 4 (150 lugares)
Detalhes:
Details:

Professor do futuro.

The theacher of the future.

 
Agenda
Agenda
Presidentes de sessão:
Session presidents:

Sr. Marcos Telles

Sr. Marcos Telles

Sr. Marcos Baumgartner

Sr. Marcos Baumgartner

Horário
Timing

Sessões
Sessions

15:30 hs
às
16:10 hs

3:30 PM
to
4:10 PM

Palestrantes:
Speakers:

Sra. Paula de Waal

Itália

Na medida em que os sistemas digitais de informação e comunicação tornam-se onipresentes na vida quotidiana, caracterizando a chamada Era da Abundância Digital, cresce o contraste percebido entre o mundo "real", em contínua mudança, e a visão de mundo proposta nas instituições de ensino, cursos e percursos de formação, fortemente concentrada na afirmação de "certezas", descritas como saberes científicos. Alguns desses cenários educacionais são céticos e limitam-se a ensinar a tecnologia como conteúdo disciplinar ou enclausuram a tecnologia em laboratórios informáticos; outra linha explora o horizonte de possibilidades dos recursos digitais apoiando-se no impacto motivacional da novidade, sem considerar o risco da evanescência do "novo". Grandes investimentos em infraestrutura tem sido feitos em nome da inclusão digital mas para que os recursos sejam utilizados em benefício da inovação didática é necessario ir além da capacitação técnica, promovendo a difusão de competências comunicativas e de projeto dos professores. São poucos, ainda, os professores que, face ao impacto da tecnologia, perguntam "Qual será o futuro do professor?". A metáfora mecanicista dos processos de aprendizagem, que sugeria uma competição entre os docentes e as "máquinas que ensinam" está rapidamente sendo superada por um enfoque fenomenológico que representa docentes e estudantes em um continuum ensino-aprendizagem, como parceiros que adotam posições proativas na gestão da mudança e nos processos de contextualização de práicas e saberes. Para que a mudança não seja sinônimo de incerteza, é importante perguntar "Como agirá o professor no futuro (próximo), que competências serão necessárias?" e "Em quais cenários comunicativos, em quais ambientes, com quais recursos tecnológicos?"

16:10 hs
às
16:30 hs

4:10 PM
to
4:30 PM

Perguntas e Respostas

Q&A Session
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Patrocínio
Diamond
Microsoft

SumTotal

Questionmark


Patrocínio
Gold
CONSIST

élogos

Senac Rio

GlobalEnglish


Patrocínio
Silver
webAula


Apoio

ABRH - SP

ABRH

ADVB

FENADVB

Copyright © 2022 - MicroPower®