Congresso Palestrantes e Presidentes de SessãoProf. Fredric Litto
PROF.  FREDRIC MICHAEL LITTO

Curriculum


Nascido em Nova Iorque em 1939, Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977. Lecionou nas Universidades de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971).
Desde 1971 é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.


Nos últimos 15 anos tem dedicado seus esforços de ensino e pesquisa ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores", e já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado.

Foi Consultor da CAPES (1974-1980), do CNPq (1980-1985), e da FAPESP (1990-atual). Trabalhou em Rádio Educativa em Los Angeles (Pacifica Foundation KPFK-FM e UCLA Rádio) 1958-1960, e em Televisão Educativa (UCLA TV) 1959-1960. Foi Consultor do Projeto Saci do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos) em 1972, Consultor da Fundação Padre Anchieta, São Paulo, 1977-78, e membro do Comité Assessor de Informática em Educação do Ministério da Educação (1985-1992).

Em 1987-1988 foi "Visiting Scholar" (Pesquisador Visitante) no Departamento de Comunicações da Universidade de Stanford.

Desde 1989 é Fundador-Coordenador Científico da Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar de pesquisa da Universidade de São Paulo que investiga as aplicações educativas das novas tecnologias comunicação.

Em 1995 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e re-eleito em 1999, para um segundo mandato.

Desde 1999 ele é Membro do Conselho Editorial da nova revista científica publicada pela editora Routledge da Inglaterra, Education, Communication & Information, junto a Howard Gardner da Universidade Harvard e Mitchel Resnik do Media Lab do MIT.

Participou em anos recentes de reuniões internacionais de educação a distância em Moscow (1994), Saratoga Springs (1995), Lisboa (1996), Toronto (1997), University Park, Pennsylvania (1998), Vancouver (1998), Tel Aviv (1998), Viena (1999), Caracas (1999), Montreal (1999) e Berlin (1999), além de outros conclaves relacionados às novas tecnologias de comunicação e a educação, em Santa Clara, California (anualmente desde 1989), Londres (1994), Barranquilla, Colombia (1995), Cartagena, Colombia (1996), e Aguascalientes, México (1999).

Artigos publicados

  • Previsões para o futuro da aprendizagem (abril de 2002)
  • Educação inflexível e tutelada (agosto de 2001)
  • Existem bons argumentos para justificar a presença da matemática no currículo geral? (junho de 2001)
  • Excluídos, mais excluídos e nós (março de 2001)
  • Indicadores de uma escola moderna...um "checklist" (fevereiro de 2001)
  • Telecentros Comunitários -- Uma Resposta à "Exclusão Digital" (dezembro de 2000)
  • Aprendizagem Profunda e Aprendizagem de Superfície (outubro de 2000)
  • De Onde Virão os Cientistas e Tecnólogos Brasileiros do Futuro? (agosto de 2000)
  • Fazer faculdade, não fazer faculdade, ou fazer uma faculdade diferente ( julho de 2000)
  • A Educação de Militares na Sociedade Contemporânea (março 2000)
  • Fantasias no Ibirapuera, o Trabalho Colaborativo e o Futuro da Sociedade Brasileira (janeiro 2000)
  • Salário do Professor em Função do Desempenho do seu Aluno (outubro 1999)
  • O Novo Ambiente Para Aprendizagem (março 1999)
  • Educação Brasileira se Globaliza (janeiro 1999)
  • País Sem Coesão Social (dezembro 1998)
  • "What Was Cool" no Canadá - TeleLearning '98 (dezembro 1998)
  • "What's Cool" nos Estados Unidos? (novembro 1998)
  • Aprender a Pensar Não Pode Ser um Sub-Produto da Educação (outubro 1998)
  • Se Fosse Vivo, Albert Einstein agora Poderia Ser Professor em Nova York (outubro 1998)
  • Reflexão, Pragmatismo e a Tecnologia na Educação (setembro 1998)
  • Universidade, do Sagrado ao Profano (setembro 1998)
  • Resistência à Modernização da Educação: Reflexão X Pragmatismo (setembro 1998)
  • A Cúpula das Américas em Santiago: Educação Novamente Marcando Passo (agosto 1998)
  • Não Há Censura Que Segure a Internet (maio 1998)
  • Computerfobia: De Quem É a Culpa? (abril 1998)
  • A "Geração de Rede" Está Chegando ao Mercado de Trabalho… e Mudando as Organizações (março 1998)
  • Informática, Religião e a Educação (fevereiro 1998)
  • Um Modelo para Prioridades Educacionais numa Sociedade de Informação (novembro 1997)
  • O Ensino de Ciência e a Formação da Mente do Aluno (novembro 1997)
  • N ovas Formas de Pensar (outubro 1997)
  • Eu Te Mostro o Meu Se Você Me Mostrar o Seu (setembro 1997)
  • "Paiê, eu Preciso de Cultura!" (setembro 1997)
  • Computadores. Cartagena e Conscientização Regional (agosto 1997)

 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Patrocínio
Diamond
Microsoft

SumTotal

Questionmark


Patrocínio
Gold
CONSIST

élogos

Senac Rio

GlobalEnglish


Patrocínio
Silver
webAula


Apoio

ABRH - SP

ABRH

ADVB

FENADVB

Copyright © 2022 - MicroPower®