16:45
hs
às
17:05 hs
4:45
PM
to
5:05 PM |
Telemedicina e Telessaúde - aplicação da Teleducação Interativa para "Desenvolvimento social através da educação e saúde" apoiada pela tecnologia.
Uma das áreas de excelência da Telemedicina é o uso das tecnologias para promover a EaD com objetivo de construir uma rede de conhecimento e potencializar a interatividade para promover mudanças comportamentais de público alvo, com fins de melhorar a qualidade de vida das comunidades.
Além de utilizar as tecnologias de EaD baseadas na Internet (Cybetutor, Cyberambulatório e Tutor online), a Teleducação Interativa utiliza os recursos de Homem Virtual (comunicação gráfica usando recursos de computação gráfica 3D para explicar de forma simples, assuntos especializados), ferramentas de integração (Windows Live Space, jogos, etc), arquitetura de informação, arquitetura de motivação e relacionamento para promover um efetivo aprendizado.
Estas tecnologias estão sendo utilizadas num importante projeto social (Projeto Jovem Doutor), que faz parte do projeto de telemedicina do Programa Institutos do Milênio - CNPq/ Ministério de Ciência e Tecnologia, coordenado pela Faculdade de Medicina da USP. Este projeto é fundamentalmente a construção de uma cadeia educacional usando a teleducação interativa como ferramenta para promover o Desenvolvimento Social através da Educação e Saúde, com envolvimento, em primeiro momento, de estudantes do Ensino Superior e Médio.
Mais do que a prevenção de doenças, este projeto desenvolve a melhora de qualidade de vida, com estímulo dos trabalhos auto-sustentados e preservação ambiental.
|
17:05
hs
às
17:25 hs
5:05
PM
to
5:25 PM |
A inovação tecnológica: 10 elementos que conduzem ao surgimento do Trabalhador do Conhecimento
Na sociedade do conhecimento saber aprender é pré-requisito para a devida utilização do conhecimento. O respeito pelas diferenças do processo de aprendizado de cada indivíduo tem sido um dos principais motivadores para os últimos avanços das tecnologias da informação e comunicação.
Algumas inovações tecnológicas, como RFID e Ipv6 têm despertado a atenção de curiosos e visionários ligados a área de tecnologia. Entretanto, muitas dessas novidades potencializam uma quantidade enorme de novas possibilidades de soluções de diversos problemas que antes não tinham solução, ou ainda, que tinham soluções de difícil acesso. Nesta palestra exploraremos as tendências de estruturação da base tecnológica que cria condições ideais ao aprendizado e que conduz ao aparecimento do conceito de Trabalhador do conhecimento.
|