| Nascido em Nova Iorque em 1939, Bacharel
                    em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade
                    de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações
                    pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela
                    Universidade de São Paulo em 1977. Lecionou nas Universidades
                    de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971). Desde 1971 é Professor Titular da Escola de Comunicações
              e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio
            e Televisão.
 |  | 
        
          | Nos últimos
              15 anos tem dedicado seus esforços de ensino e pesquisa
              ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores",
              e já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado.
 Foi Consultor da CAPES (1974-1980), do CNPq (1980-1985), e da
              FAPESP (1990-atual). Trabalhou em Rádio Educativa em Los
              Angeles (Pacifica Foundation KPFK-FM e UCLA Rádio) 1958-1960,
              e em Televisão Educativa (UCLA TV) 1959-1960. Foi Consultor
              do Projeto Saci do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São
              José dos Campos) em 1972, Consultor da Fundação
              Padre Anchieta, São Paulo, 1977-78, e membro do Comité Assessor
              de Informática em Educação do Ministério
              da Educação (1985-1992).  Em 1987-1988 foi "Visiting Scholar" (Pesquisador Visitante)
              no Departamento de Comunicações da Universidade de
              Stanford.  Desde 1989 é Fundador-Coordenador Científico da
              Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar de pesquisa
              da Universidade de São Paulo que investiga as aplicações
              educativas das novas tecnologias comunicação.  Em 1995 foi eleito Presidente da Associação Brasileira
              de Educação a Distância (ABED), e re-eleito
              em 1999, para um segundo mandato. Desde 1999 ele é Membro do Conselho Editorial da nova revista
              científica publicada pela editora Routledge da Inglaterra,
              Education, Communication & Information, junto a Howard Gardner
              da Universidade Harvard e Mitchel Resnik do Media Lab do MIT.  Participou em anos recentes de reuniões internacionais
              de educação a distância em Moscow (1994), Saratoga
              Springs (1995), Lisboa (1996), Toronto (1997), University Park,
              Pennsylvania (1998), Vancouver (1998), Tel Aviv (1998), Viena (1999),
              Caracas (1999), Montreal (1999) e Berlin (1999), além de
              outros conclaves relacionados às novas tecnologias de comunicação
              e a educação, em Santa Clara, California (anualmente
              desde 1989), Londres (1994), Barranquilla, Colombia (1995), Cartagena,
              Colombia (1996), e Aguascalientes, México (1999).
 Artigos publicados 
              Previsões para o futuro da aprendizagem (abril de 2002)  Educação inflexível e tutelada (agosto
                de 2001)  Existem bons argumentos para justificar a presença
                da matemática no currículo geral? (junho de 2001)  Excluídos, mais excluídos e nós (março
                de 2001)  Indicadores de uma escola moderna...um "checklist" (fevereiro
                de 2001)  Telecentros Comunitários -- Uma Resposta à "Exclusão
                Digital" (dezembro de 2000)  Aprendizagem Profunda e Aprendizagem de Superfície
                (outubro de 2000) De Onde Virão os Cientistas e Tecnólogos Brasileiros
                do Futuro? (agosto de 2000) Fazer faculdade, não fazer faculdade, ou fazer uma faculdade
                diferente ( julho de 2000) A Educação de Militares na Sociedade Contemporânea
                (março 2000) Fantasias no Ibirapuera, o Trabalho Colaborativo e o Futuro
                da Sociedade Brasileira (janeiro 2000) Salário do Professor em Função do Desempenho
                do seu Aluno (outubro 1999)  O Novo Ambiente Para Aprendizagem (março 1999)  Educação Brasileira se Globaliza (janeiro 1999)  País Sem Coesão Social (dezembro 1998) "What Was Cool" no Canadá - TeleLearning
                '98 (dezembro 1998) "What's Cool" nos Estados Unidos? (novembro 1998) Aprender a Pensar Não Pode Ser um Sub-Produto da Educação
                (outubro 1998) Se Fosse Vivo, Albert Einstein agora Poderia Ser Professor
                em Nova York (outubro 1998)  Reflexão, Pragmatismo e a Tecnologia na Educação
                (setembro 1998)  Universidade, do Sagrado ao Profano (setembro 1998)  Resistência à Modernização da Educação:
                Reflexão X Pragmatismo (setembro 1998)  A Cúpula das Américas em Santiago: Educação
                Novamente Marcando Passo (agosto 1998)  Não Há Censura Que Segure a Internet (maio 1998)  Computerfobia: De Quem É a Culpa? (abril 1998)  A "Geração de Rede" Está Chegando
                ao Mercado de Trabalho… e Mudando as Organizações
                (março 1998) Informática, Religião e a Educação
                (fevereiro 1998)  Um Modelo para Prioridades Educacionais numa Sociedade de
                Informação (novembro 1997)  O Ensino de Ciência e a Formação da Mente
                do Aluno (novembro 1997) N ovas Formas de Pensar (outubro 1997)  Eu Te Mostro o Meu Se Você Me Mostrar o Seu (setembro
                1997) "Paiê, eu Preciso de Cultura!" (setembro 1997) Computadores. Cartagena e Conscientização Regional
                (agosto 1997) 
 
 |