SR. ALFREDO
PIRES DE CASTRO |
Curriculum
Autor
de vários livros sobre motivação, é Diretor-sócio
da MOT - Mudanças Organizacionais e Treinamento Ltda. Possui sólida
vivência em Treinamento e Consultoria Empresarial. Já atuou
em projetos no Brasil, Inglaterra, Portugal, Escócia, Estados
Unidos, Argentina e Venezuela, para mais de 120 empresas, dentre as quais:
SBT, TAM, Ford, Bradesco, Avon, Gillette, Sul América, Banco Real,
e Gtech.
É o representante da ASTD no Brasil, maior associação de
profissionais de T&D do mundo. Engenheiro, é pós-graduado pela
PUC/RJ em Finanças, Lead Assessor da ISO 9.000, especializado em Qualidade,
Psicologia e Eficiência Organizacional nos Estados Unidos (New Jersey,
Pittsburgh, Detroit e Atlanta), pela DDI, American Supplier Institute e Euroquest.
Como fornecedor da Ford há cinco anos, já esteve na unidade
matriz dos Estados Unidos, em Detroit, participando de encontros e treinamento
específico para fornecedores e executivos da Ford no FairLane Center.
Desenvolve e aplica treinamento técnico e comportamental para alta
gerência e diretoria de empresas. É Master Trainer certificado
pela Development Dimensions International (DDI), de Pittsburgh, EUA.
É professor de cursos do MBA em universidades brasileiras, e palestrante
internacional, tendo inclusive realizado várias palestras em eventos da
ASTD nos Estados Unidos, países da Europa, Malásia, Japão
e China. |
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Resumo
da Palestra
Durante o e-learning Brasil 2004, os representantes no Brasil da maior comunidade
de desenvolvimento de pessoas do mundo - a ASTD - vão apresentar e coordenar
um painel de debates sobre o e-learning e seu fundamental impacto no aumento
de performance dos seres humanos nas organizações.
Alfredo Castro e Marcos Baumgartner estarão antecipando
parte da apresentação que farão em
Washington (EUA) e Cidade do México (México)
no mês de maio, reforçando o que tem sido
discutido nos principais congresso do mundo em T&D
(Malásia 2002, Santos 2003, Washington 2004, Panamá 2003).
A apresentação e o debate serão baseados
nas conclusões de estudos mundiais, onde foram detectados
cinco grandes eixos de mudança que estarão
influenciando os programas de T&D em 2004 e 2005.
Estas tendências sumarizam as novas necessidades
estabelecidas pela conjuntura mundial, e estimulam o desenvolvimento
de novos produtos e serviços na indústria
de consultoria de performance.
Os profissionais que desenvolvem programas e alternativas
de blended learning para o ano que vem, deverão
participar ativamente deste evento, consequência
da parceria entre a ASTD Brasil e o E-learning Brasil.
Tendência 1 - Programas de T&D
cada vez mais voltados para a estratégia do negócio
- Um sinal marcante desta mudança é o surgimento
de novas competências para o profissional de T&D,
muito mais voltado para uma compreensão holística
do sistema organizacional e os desdobramentos da cadeia
clientes/fornecedores. Todos na estrutura passam a buscar
uma nova postura de desenvolvimento, criando mecanismos
internos de multiplicação do conhecimento,
que abrange desde novos formatos de treinamento a implementações
de Universidades corporativas. Os programas devem se concentrar
cada vez mais no atendimento as necessidades dos clientes.
Por isso, no Fórum vamos explorar um debate sobre
como, na prática, as empresas estão preparadas
para garantir um ambiente que motive e reconheça
iniciativas de desenvolvimento individual e em grupo, com
atitudes voltadas para interpretar surpresas, mudanças,
erros e problemas como oportunidades de aprendizado, com
desejo claro de procurar a melhoria contínua e grande
flexibilidade para mudanças;
Tendência 2 - Transição
de programas de aprendizado para aumento da performance
- Os processos de aprendizado contínuo deve ser
voltado para o aumento da performance. O indicador mais
forte desta tendência é a crescente busca
pelo processo de avaliação dos resultados
em treinamento. Os modelos de Jack Philips e Donald Kirckpatrick
serão cada vez mais necessários e implementados.
Além dos indicadores tradicionais, como por exemplo,
valor investido por treinando ou número de horas
per capta, ampliaremos a atuação de T&D
na busca pela diminuição dos gaps de competências
e no estudo das relações entre as habilidades
estratégicas desejadas e as habilidades realmente
conseguidas. Países como Espanha, Brasil, China
e Alemanha, vêm realizando programas de HPI - Human
Performance Improvement - para ampliar a capacidade de
implantação dos modelos de aumento de performance
do ser humano. Estes programas, segundo a ASTD, cresceram
cerca de 45% apenas em um ano.
Tendência 3 - E-learning e os novos
programas "blended" - Acredita-se que o treinamento
tradicional, presencial, em sala de aula, ainda durará por
muito tempo. A tendência crescente é de que
será cada vez maior a utilização de
programas com abordagens "blended" (combinadas),
onde realizaremos programas presenciais juntamente com
abordagens tecnológicas, através de CBT,
simulações, e-learning e vídeo conferências.
O que deve acontecer, portanto, é a mudança
no formato dos programas, tornando-os mais individualizados
e voltados para o auto-estudo, e mais virtuais, permitindo
o treinamento individual nos horários disponíveis
e alternativos. Vivemos numa era em que “é cada
vez mais importante treinar pessoas, mas cada vez mais
difícil realizar o treinamento”. Vamos debater
no Fórum porque, apesar desta clara tendência,
ainda temos muita resistência nos treinamentos à distância.
Tendência 4 - Liderança
e Coaching - A próxima década será marcada
por interessante antagonismo: de um lado veremos uma ampliação
(inacreditavelmente rápida) da utilização
dos recursos tecnológicos em T&D, ao lado de
ações mais “humanas” e “emocionais”,
materializadas em forma de seminários e atividades
cada vez mais vivenciais. Além disso, os novos desafios
têm criado novos modelos de liderança. Apesar
de ser um tema clássico, as novas condições
físicas (com aumento nunca antes experimentado deste
fenômeno) com pessoas que trabalham e lideram equipes
de forma virtual, vem gerando novos desafios que devem
ser trabalhados, treinados, aprendidos. No Fórum
vamos debater como os novos modelos de "liderança
latina" podem influenciar na motivação
e nos resultados das equipes. Vamos estimular o debate
sobre as características entre coaching e liderança.
Tendência 5 - Diversidade - Este é,
sem dúvida, o maior desafio herdado pelas novas gerações.
Como compreender, aprender, educar, motivar pessoas cada
vez mais diversas, com idéias e conceitos diferentes,
no mesmo ambiente organizacional? |